Entrega de cadeiras de rodas é marcada por muita emoção na APAE

A emoção rolou solta durante a entrega de 280 cadeiras de rodas no Centro Especializado de Reabilitação (CER) da APAE que aconteceu na manhã desta sexta-feira (22). Um dos beneficiários, Miguel Vieira, 33 anos, sofreu acidente de trabalho enquanto podava uma árvore ocasionando uma lesão permanente na coluna vertebral. Há 13 anos depende da cadeira […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A emoção rolou solta durante a entrega de 280 cadeiras de rodas no Centro Especializado de Reabilitação (CER) da APAE que aconteceu na manhã desta sexta-feira (22).

Um dos beneficiários, Miguel Vieira, 33 anos, sofreu acidente de trabalho enquanto podava uma árvore ocasionando uma lesão permanente na coluna vertebral. Há 13 anos depende da cadeira para se locomover. “Estou muito feliz. Essa cadeira vai facilitar muito minha vida. Nunca teria condições de adquirir uma cadeira de rodas como essa”.

De acordo com o coordenador do (CER), Rodrigo Lucchesi Cordeiro desde janeiro deste ano o governo do Estado repassou a missão da entrega das cadeiras de rodas para a instituição. “Além das cadeiras, são fornecidas próteses, órteses, bengalas, muletas e calçados ortopédicos para todo o Mato Grosso do Sul”.

Rodrigo disse ainda que o CER oferece todo o preparo para o recebimento e adaptação com as próteses ou órteses. “Depois de receberem as pernas ou braços mecânicos, oferecemos todo o acompanhamento com profissionais da saúde para plena adaptação dos pacientes”.

Desde que assumiu o CER, o coordenador disse que começou a pensar como seria possível melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam das cadeiras. “Foi então que estabelecemos um atendimento personalizado e individual entendendo que cada paciente tem a sua necessidade. Ou seja, cada beneficiado recebe sua cadeira de rodas de acordo, suas medidas, peso, altura e demais necessidades, podendo inclusive escolher a cor, de acordo com sua preferencia. É uma maneira até de melhorar a autoestima deles”, pontuou.

Outro diferencial nas cadeiras entregues é o material, ou invés de entregar cadeiras de aço, são entregues cadeiras de alumínio que é mais leve e facilita bem mais o dia a dia do paciente. “Não pensamos na economia, pois a cadeira de aço tem um custo bem abaixo da de alumínio, porém o custo beneficio é muito aquém do desejado. Optamos em priorizar o paciente que poderá ter qualidade de vida e um deslocamento mais prático, seguro e confortável”.  Só para se ter um parâmetro para adquirir uma cadeira como as entregues gratuitamente na APAE seria necessário um investimento de cerca de R$ 2,5 mil.

Para ter acesso a um dos benefícios oferecidos pelo Centro Especializado de Reabilitação (CER) da APAE, basta procurar a instituição em posse da carteirinha do Sistema Único de Saúde – SUS.

Conteúdos relacionados