Entidades participam do 1º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis

A ABCCON/MS (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul) e o CEDAMpo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), participaram neste 1º de maio, como observadores do 1º Encontro de Catatores e Catadoras de Materiais Recicláveis que aconteceu no Centro Comunitário da Coophavila ll, em Campo Grande. Segundo José […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A ABCCON/MS (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul) e o CEDAMpo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), participaram neste 1º de maio, como observadores do 1º Encontro de Catatores e Catadoras de Materiais Recicláveis que aconteceu no Centro Comunitário da Coophavila ll, em Campo Grande.

Segundo José Tavares, presidente da Coopervida (Cooperativa de catadores localizada no Bairro Vida Nova ll), o encontro está sendo de grande estimulo na organização dos trabalhadores em cooperativas e no associativismo.

“A profissão de catador e catadora de materiais recicláveis hoje é reconhecida pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), como uma ocupação digna como qualquer outra atividade laborial”, ressalta Tavares.

Organizado pelo projeto Cataforte e com apoio de vários segmentos da sociedade e pública, (Governo Federal, Prefeitura Municipal de Campo Grande e Arquidiocese de Campo Grande),além de várias lideranças comunitárias da capital e de grande número de catadoras e catadores de materiais recicláveis das várias regiões da cidade.

Já para Haroldo Borralho, coordenador de Meio Ambiente do Cedampo e Maria Rita Barcelos, coordenadora de Serviços Públicos da Abccon/MS, o encontro está servindo para mostrar a grande importância do evento. “Quando os trabalhadores e trabalhadoras se organizam,serão fortes,contribuirão na construção da cidadania,conquistarão maiores salários e melhorão as condições de trabalho”, apontaram.

Conteúdos relacionados