Enfermeiros organizam marcha neste sábado por redução de jornada de trabalho

Para forçar que o projeto seja votado, a classe organiza a manifestação “Marcha de Branco: Enfermagem Unida Por Um Objetivo”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para forçar que o projeto seja votado, a classe organiza a manifestação “Marcha de Branco: Enfermagem Unida Por Um Objetivo”

Há 12 anos, os trabalhadores da área de enfermagem lutam pela redução da jornada de trabalho, de 44 horas para 30. No ano passado, a classe conseguiu a aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000 [que regulamenta a jornada] no Senado, por unanimidade. A luta agora é que o PL entre na pauta da Câmara dos Deputados.

Para forçar que o projeto seja votado, a classe organiza a manifestação “Marcha de Branco: Enfermagem Unida Por Um Objetivo” que acontece às 8 horas deste sábado (31). O ponto de partida é a Rua 13 de Maio em frente ao Prontomed da Santa Casa, passando pela Praça do Rádio Clube até o Hemosul, onde serão feitas doações de sangue.

Segundo a presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores da Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Helena Delgado, desde 2006 a categoria tem intensificado as ações de mobilização e com isso conquistou algumas vitórias, como a aprovação no Senado.

Ela explica que uma das dificuldades na aprovação era por questão de orçamento, entretanto, foi comprovado, segundo estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que a alteração na jornada acarretará num acréscimo de apenas1,39% nos gastos públicos do SUS.

A mudança garantirá ainda 26,76% novas vagas no mercado de trabalho, aproximadamente 566 mil vagas em todo o país.

Helena conta que para fortalecer a mobilização no Estado, as entidades de classe da área de saúde se uniram e criaram o Fórum Regional 30 Horas já! Que visa pressionar a bancada federal sul-mato-grossense para pautar a matéria.

Conteúdos relacionados