Energia deve subir 3% em MS conforme informações iniciais da Enersul

Energia deve subir 3% em MS conforme informações iniciais da Enersul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Energia deve subir 3% em MS conforme informações iniciais da Enersul

A energia elétrica em Mato Grosso do Sul deve subir 3,07% este ano. Isto quer dizer que quem pagava R$ 100 de conta de energia vai passar a pagar R$ 103,07 a partir do dia 8 de abril deste ano.

As informações iniciais necessárias para o cálculo do reajuste tarifário que deverá vigorar em abril foi apresentado pela Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) na ultima sexta-feira (9) a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo a assessoria de imprensa da Enersul, o resultado preliminar é decorrente de uma série de componentes estimados, que são avaliados, ajustados e posteriormente homologados pela Aneel.

O reajuste tarifário estimado em 7,25% é composto da seguinte forma: índice de reajuste econômico de 4,69%, sendo 2,72% relativos ao reajuste de itens não gerenciáveis pela Enersul, como energia comprada, encargos setoriais e transporte de energia; e, 1,97% relativos aos itens gerenciáveis: operação, manutenção e ampliação do sistema elétrico e do atendimento, e componentes financeiros de 2,56%, que incorporam programas oficiais na tarifa, como subsídios para consumidores de baixa renda, geração renovável, irrigação e programa Luz para Todos, entre outros.

Ainda segundo a assessoria, os componentes financeiros que haviam sido incorporados no reajuste tarifário de 2011 devem ser deduzidos, os quais representaram o percentual 4,18%, resultando um impacto médio no valor final da conta de energia elétrica em 3,07%.

Os números finais, ajustados pela própria Aneel, deverão ser divulgados até o dia 8 de abril de 2012.

Conteúdos relacionados