Geral

Encontro no Crea-MS debate soluções contra enchentes

Nesta sexta-feira (7), das 8h às 17h, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) promove a segunda edição do Encontro Construindo o Futuro que debaterá com profissionais e estudantes da engenharia entraves e soluções para o desenvolvimento do Estado. “A atuação dos profissionais da engenharia está ligada a diversos […]

Arquivo Publicado em 06/12/2012, às 19h47

None

Nesta sexta-feira (7), das 8h às 17h, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) promove a segunda edição do Encontro Construindo o Futuro que debaterá com profissionais e estudantes da engenharia entraves e soluções para o desenvolvimento do Estado.



“A atuação dos profissionais da engenharia está ligada a diversos setores da economia essenciais ao desenvolvimento. O Sistema Confea/Crea, enquanto responsável pela regulamentação e a fiscalização do exercício profissional, tem como atribuição promover discussões visando ao aperfeiçoamento e a valorização das profissões”, explica Jary Castro, presidente do Crea-MS.



A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promoverá uma apresentação sobre as boas práticas do sistema construtivo de pavimento permeável ministrada pela engenheira e especialista no tema Mariana Marchioni.



O pavimento permeável auxilia de forma a amenizar os problemas decorrentes das enchentes, que provocam diversas e constantes tragédias, principalmente no verão, onde as chuvas se intensificam. Este tipo de pavimento é recomendado para uso em vias públicas – em que trafegam veículos leves – pátios residenciais, comerciais, industriais e em estacionamentos, favorecendo o escoamento da água e reduzindo o acúmulo superficial em até 100%.



Segundo a engenheira, o sistema tem alta capacidade de drenagem e evita alagamentos. “A redução de áreas verdes, em razão do aumento das construções e do maior número de ruas pavimentadas, dificulta a drenagem da água através do solo e o retorno do lençol freático. Isso provoca alterações nos leitos dos rios e também nos canais, aumentando o volume das águas e a frequência das enchentes”, esclarece.



O evento ainda tratará sobre reaproveitamento de resíduos da construção civil, saneamento básico e marketing pessoal, já que o evento está sendo realizado para marcar o Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro.



As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.creams.org.br. O Crea-MS está localizado na Rua Sebastião Taveira, 272, Bairro Monte Castelo. Informações pelo telefone 3368-1026.



O evento conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS (Mútua), Matpar, Soldamaq, Grupo Feitosa de Comunicação, Ibratin e Painel Florestal.


Jornal Midiamax