Empresa de vendas virtuais mira ações em redes sociais

A desenvolvedora de tecnologia para o e-commerce VTEX adquiriu parte da americana The Fan Machine, especializada em sorteios e concursos no Facebook. O negócio faz parte do plano de expansão da brasileira, rumo à América Latina e visando uma convergência maior entre e-commerce e ações em mídias sociais, segundo Mariano Gomide de Faria, presidente da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A desenvolvedora de tecnologia para o e-commerce VTEX adquiriu parte da americana The Fan Machine, especializada em sorteios e concursos no Facebook.

O negócio faz parte do plano de expansão da brasileira, rumo à América Latina e visando uma convergência maior entre e-commerce e ações em mídias sociais, segundo Mariano Gomide de Faria, presidente da VTEX.

Atendendo 150 clientes, como Nokia, Walmart e Drogaria Araújo, foi comercializado cerca de R$ 1,5 bilhão nos sites que rodam nas plataformas da empresa.

A VTEX não revela o valor da negociação, mas espera dobrar o faturamento para R$ 28 milhões neste ano.

A primeira parte do plano focará a ampliação da base de clientes. Em fevereiro, abrirá o escritório da Argentina, que poderá atender o Chile. Entre junho e julho, a empresa vai para a Colômbia.

A segunda parte será voltada para integrar comércio virtual às redes sociais e aumentar a captação de novos consumidores. “Nossa aposta é que o marketing pode migrar dos canais tradicionais, como o Google, para uma captura dentro do Facebook.”

A Fan é a única Preferred Development Consultant (Consultora Preferida de Desenvolvimento) do Facebook para a América Latina.

O concurso na página do Facebook da concessionária SGA Toyota, de Niterói, no ar na noite de sexta, é um exemplo da ferramenta da Fan.

A promoção instigava motoristas a contar histórias interessantes sobre o carro. Os que recebessem mais “curtir” ganhavam um bônus de R$ 1.000 para comprar acessórios da marca. Também já utilizaram a Samsung, o jornal argentino “Clarín” e a Unicef.

A sinergia entre as plataforma não foi criada. Mas, para Faria, pode ser assim: um consumidor topa divulgar um produto para um grupo de pessoas em seu Facebook; se conseguir, recebe desconto na loja virtual da empresa.

A VTEX tem até R$ 12 milhões para comprar duas empresas neste ano e planeja parcerias com universidades para desenvolver algoritmos de sugestão de compra.

Conteúdos relacionados