Embrapa: se aprovado, Código terá de ser revisto em 5 anos

Ainda que o Legislativo chegue a um consenso sobre o projeto do novo Código Florestal, o texto terá de ser revisto em cinco anos, diz o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes. Para Arraes, o novo código representa um avanço sobre o tema e precisa ser aprovado, mas está prejudicado por […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ainda que o Legislativo chegue a um consenso sobre o projeto do novo Código Florestal, o texto terá de ser revisto em cinco anos, diz o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes.

Para Arraes, o novo código representa um avanço sobre o tema e precisa ser aprovado, mas está prejudicado por questões políticas e ideológicas. Esses componentes, segundo ele, podem expor a necessidade de ajustes.

A Embrapa foi uma das instituições que subsidiaram o debate no Legislativo. O dirigente diz que é preciso bom senso na análise do texto.”Há um item, por exemplo, que diz que o produtor pode tirar 20 metros cúbicos (de madeira) por hectare por ano para seu consumo. Se é 20, 5 ou 10 (metros cúbicos), isso é uma decisão política e prática. Você acha que alguém vai controlar o produtor que tira a madeira para cozinhar para os filhos dele? Ele vai ter de pedir autorização para o Ibama? Cria-se uma lei e como vai ser aplicada?”, indaga o presidente da Embrapa.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados