Embrapa disponibiliza sementes de arroz, feijão e capim no mercado
A Embrapa Produtos e Mercado, uma das Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coloca a disposição, para venda direta ao produtor, sementes de arroz, da cultivar BRS Sertaneja, de feijão, BRS Esplendor e de capim Brachiaria brizantha, cultivar Marandu. São 41 toneladas de…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Embrapa Produtos e Mercado, uma das Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coloca a disposição, para venda direta ao produtor, sementes de arroz, da cultivar BRS Sertaneja, de feijão, BRS Esplendor e de capim Brachiaria brizantha, cultivar Marandu. São 41 toneladas de sementes de arroz, 16 toneladas de sementes de feijão e cinco toneladas de sementes de capim para abastecerem os produtores com insumos para a próxima safra.
A Embrapa Produtos e Mercado é a Unidade da Embrapa responsável pela produção, promoção, comercialização e licenciamento de ativos tecnológicos e pré-tecnológicos desenvolvidos pelos programas de melhoramento vegetal e animal da Embrapa. Ela disponibiliza no mercado as sementes e as mudas por meio de contratos de licenciamento ou diretamente aos agricultores. A Unidade trabalha por meio de seus 16 Escritórios espalhados por todo o país.
A cultivar de arroz de terras altas BRS Sertaneja caracteriza-se por possuir plantas vigorosas, de porte médio, moderadamente perfilhadoras e com boa resistência ao acamamento. Apresenta moderada resistência à mancha parda, escaldadura e mancha de grãos. Suas panículas são longas, com elevado número de grãos. O rendimento de grãos inteiros no beneficiamento é alto e estável e, quando beneficiados, eles são translúcidos. É recomendada para produção nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima, Maranhão, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal. Seu ciclo de produção é precoce, chegando a, no máximo, 110 dias, e sua produtividade média é de 3.750 kg/ha.
A cultivar de feijão preto BRS Esplendor apresenta ciclo de 85 a 90 dias da emergência à maturação fisiológica, alto potencial produtivo (7,5% superior às melhores testemunhas, podendo ultrapassar quatro toneladas por hectare) e arquitetura de plantas ereta. É resistente ao acamamento (adaptada à colheita mecânica direta), ao mosaico-comum e a nove raças de fungos causadores da antracnose, além de apresentar tolerância à murcha de fusário e ao crestamento bacteriano comum.
A cultivar foi testada pela Embrapa em 147 ambientes do Brasil. A época de plantio e regiões indicadas para a cultivar são:
1ª Safra – Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
2ª Safra – Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e Santa Catarina.
3ª Safra – Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins.
Já a cultivar de Brachiaria brizantha da Embrapa, o Capim Marandu, também conhecida por Braquiarão, tem como principal característica a resistência às principais espécies de cigarrinhas-das-pastagens. Apresenta elevada produção, produtividade de 80 a 120 kg/ha de sementes com 40% de valor cultural e qualidade de forragem, elevada resposta à adubação, boa produção de sementes, boa cobertura de solos, capacidade de competição com invasoras e estabelecimento rápido. Em climas com estação chuvosa no verão, como a região Centro-Oeste, pode ser semeada desde meados de outubro até o final de fevereiro.
As sementes das cultivares podem ser adquiridas no:
Escritório de Negócios de Goiânia da Embrapa Produtos e Mercado
Telefone: (62) 3202-6000
E-mail: [email protected].
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.