Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, o comandante máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) confirmou os diálogos de paz com o governo colombiano, visando pôr fim a um conflito que dura quase 50 anos. Nas imagens, Rodrigo Londoño Echeverry, mais conhecido como Timoleón Jiménez, o Timochenko, diz que chega à mesa de negociações “sem rancores nem arrogâncias”.

Trata-se do primeiro pronunciamento do grupo desde que o governo do presidente Juan Manuel Santos iniciou negociações com os guerilheiros. Não se sabe ao certo onde nem quando a mensagem foi gravada. Nela, há também um trecho chamado “Video pela paz”, no qual quatro pessoas vestidas com o uniforme das Farc cantam uma música.

Além de retratar o chefe de Estado colombiano como um “burguês pedante”, a canção também critica o Brasil por comercializar aviões militares, os Super Tucanos, com o país vizinho.

Alguns detalhes do possível acordo de paz entre o governo e as Farc foram revelados na última semana. Segundo o documento “Acordo Geral para o Fim do Conflito e a Construção de uma Paz Estável e Duradoura”, que conta com os apoios de Cuba e da Noruega, as partes assumem o compromisso de colocar fim ao conflito, que teve início em 1964.