A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, emitiu uma nota oficial neste sábado para parabenizar a judoca Sarah Menezes pela conquista da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A atleta fez história, ao derrotar a romena Alina Dumitru e ser campeã da categoria ligeiro do judô, para atletas até 48kg.

A política, que visitou os atletas do Brasil já em Londres e esteve presente na cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira, também estendeu seus cumprimentos a Felipe Kitadai, medalha de bronze.

“Com grande satisfação, recebi, ainda em Londres, a feliz notícia da conquista, pelo Brasil, das primeiras medalhas de nossa delegação nestes Jogos Olímpicos: Sarah Menezes, medalha de ouro no judô, e Felipe Kitadai, medalha de bronze também no judô. Em nome de todos brasileiros, quero parabenizar os dois atletas pela brilhante conquista”, diz a nota.

Piauiense, Sarah Menezes é a primeira judoca do Brasil a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas, já que nenhuma outra atleta da modalidade esteve em finais do judô nos Jogos. Ela é também a segunda competidora do País a ser campeã em uma prova individual. Em Pequim-2008, Maurren Maggi venceu o salto em distância.