Em Natal, Tetila defende ferrovias para Mato Grosso do Sul
O deputado estadual Laerte Tetila (PT) apresenta nesta quarta-feira, dia 30 de maio, em Natal, no Rio Grande do Norte, algumas sugestões para a instalação de ferrovias em Mato Grosso do Sul. Tetila é o representante da Assembleia Legislativa do Estado no Parlamento do Mercosul – Parlasul. “Quero contribuir nesse grande esforço dos parlamentares de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual Laerte Tetila (PT) apresenta nesta quarta-feira, dia 30 de maio, em Natal, no Rio Grande do Norte, algumas sugestões para a instalação de ferrovias em Mato Grosso do Sul. Tetila é o representante da Assembleia Legislativa do Estado no Parlamento do Mercosul – Parlasul.
“Quero contribuir nesse grande esforço dos parlamentares de Mato Grosso do Sul para manter os traçados originais amplamente discutidos com a sociedade por meio de audiências públicas nas principais cidades envolvidas”, disse, antes de embarcar para Natal, o deputado.
“E estamos tomando essa medida por conta das recentes informações de que haveria mudança nessas rotas da ferrovia”, acrescentou Tetila. Na entrevista, o deputado destacou, ainda, a importância do encontro neste momento pelo qual passa a economia nacional, já que no PAC – Plano de Aceleração de Crescimento – estão previstos mais de 12 mil quilômetros de ferrovias, dos quais 5 mil quilômetros já se acham em plena execução.
“À luz desse novo horizonte, nós, sul-mato-grossenses, aguardamos ansiosamente a chegada dos trilhos da ferrovia Norte-Sul, que, começando no porto de Itaquí, em São Luiz do Maranhão, atravessará o interior do Brasil, indo até o Rio Grande do Sul”, salientou Tetila.
O deputado explicou, também, qual a expectativa da ferrovia para o Estado. “No Mato Grosso do Sul, a ferrovia Norte-Sul conta com a previsão de dois importantes ramais: um, denominado ferrovia do Pantanal, que se estenderá do rio Paraná ao rio Paraguai, e, no rio Paraná, entrará por Aparecida do Taboado (aproveitando a ponte rodoferroviária) e, no rio Paraguai, chegará a Porto Murtinho, passando por Três Lagoas, Brasilândia, Bataguassu, Nova Andradina e Dourados. O outro ramal, denominado Ferroeste, compreenderá o trecho Maracaju-Dourados-Mundo Novo, indo até Cascavel-PR e, daí, até o Porto de Paranaguá”, acrescentou o deputado Laerte Tetila.
No Parlasul, nesta quarta-feira pela manhã, Tetila também fará a defesa do corredor ferroviário bioceânico, que encurtará, em média, 7 mil quilômetros as distâncias em direção aos países do Pacífico, como China, Índia, Japão, Austrália, entre outros. O deputado faz questão que Mato Grosso do Sul faça parte desse corredor.
“E, para tanto, há três opções não excludentes que são: Porto Murtinho-Correntes-Antofagasta (Chile); Corumbá-Santa Cruz de La Sierra-Guemes/Tucuman-Antofagasta; Porto de Itajaí-Dionísio Cerqueira (SC)-Correntes-Antofagasta”, salientou o deputado. A expectativa do encontro, em Natal, é reunir parlamentares da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.