Em Mato Grosso do Sul, 2.276 bacharéis e estudantes de Direito realizarão a primeira fase (prova objetiva) do IX Exame da Ordem Unificado, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) neste domingo (16), com aplicação do exame na capital na sede da Universidade Anhanguera-Uniderp, na avenida Ceará.

A prova será aplicada somente nas cidades de Campo Grande (1.638 inscritos), Dourados (432 inscritos) e Três Lagoas (206 inscritos).

As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta, de acordo com o comando da questão. A prova desta etapa do Exame abrangerá as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental e Direito Internacional.

Outra etapa da prova será feita no dia 24 de fevereiro de 2013, que é a etapa subjetiva ou prova prático-profissional, com cinco horas de duração.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. (com informações da assessoria de imprensa do Conselho Federal).

Dos 2.413 bachareis que fizeram o VII Exame de Ordem Unificado, em Mato Grosso do Sul, foram aprovados 13,46%, ou seja, apenas 319 passaram na 2º fase do exame da ordem.