Acontece desta segunda-feira até sexta-feira a primeiraedição dos Jogos Escolares Indígenas, na Vila Olímpica. Os atletas foramselecionados em competições realizadas nas próprias escolas. A abertura será às7h30. A tocha olímpica sairá às 6h da manhã da escola Francisco Meireles, na Missão Caiuá, passando pelas escolas indígenas Agustinho e Lacui Roque. A tochaserá conduzida por 30 estudantes indígenas, representando as culturas terena,guarani e kaiowá.

Na abertura haverá apresentações de dança guateka e desfileda garota dos Jogos Escolares Indígenas. As modalidades são jogos com lança,duatlo  (corrida/bicicleta), futebol suíço,futsal, cabo da paz, corrida de 100 metros e luta de solo. Haverá premiação de troféuse medalhas. O evento faz parte da Semana do Índio, prevista na lei municipal 3.447,de 23 de maio de 2011.

Paralelo aos jogos, as escolas municipais indígenas vãodesenvolver uma série de atividades culturais, visando a comemoração do Dia do Índio.Na Escola Tengatuí Marangatu, por exemplo, os alunos vão apresentar a canção doíndio, teatro, dança de rua, declamação de poesias, dança guateka e no dia 20gincanas das 7h às 11h.