Ocupando a sexta posição no Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, o Cruzeiro projeta chegar aos G-4 nas próximas rodadas. Para isso, o clube mineiro precisa vencer o Náutico, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no estádio Independência. A equipe mineira está quatro pontos atrás do Vasco e três do São Paulo, quarto e quinto colocados, respectivamente.

O bom início de returno anima os cruzeirenses, principalmente o técnico Celso Roth, que gostou do desempenho de seus atletas na vitória contra o Atlético-GO, em Goiânia. Para o duelo com a equipe pernambucana, o Cruzeiro ainda terá o retorno de alguns jogadores importantes, deixando o time ainda mais forte. O principal reforço será o lateral-direito Ceará, recuperado de lesão.

Além dele, o zagueiro Victorino e o volante William Magrão, que estavam no departamento médico, passam a ser opções de Celso Roth. O volante Leandro Guerreiro e o defensor Mateus, que anotou um dos gols do Cruzeiro no empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão automática.

“Temos certamente a volta do Ceará e, provavelmente, a volta do Victorino e ainda a do Willian Magrão, que está há 20 dias se recuperando. Isso sem falar no Leandro Guerreiro e no Mateus, que cumpriram suspensão. É muito importante a volta desses jogadores”, disse Roth.

A única baixa é o zagueiro Thiago Carvalho, que terá que ficar fora do jogo por excesso de cartões amarelos. Com a volta de Ceará a lateral cruzeirense, Léo, que vinha sendo improvisado, deve retornar para a zaga, suprindo a ausência de Thiago Carvalho. Léo, por sinal, projeta dificuldades contra os pernambucanos e quer o Cruzeiro concentrado no jogo.

“Agora temos um jogo complicado neste domingo, contra o Náutico. É um time que tem demonstrado muita força e não é à toa que está entre os dez primeiros. Precisamos de concentração para engatar uma sequência positiva”, declarou.

No Náutico, o técnico Gallo não terá o meia Rhayner, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Figueirense e terá que cumprir suspensão automática na partida diante da Raposa. O atacante Kieza preocupa o departamento médico do Timbu. O jogador sentiu um estiramento no músculo vasto medial da coxa esquerda no clássico contra o Sport. Kim e Rico são opções de Gallo.

Além dos problemas com a escalação da equipe, o técnico tem que trabalhar a parte emocional dos jogadores do Náutico, que tem encontrado problemas nas partidas fora de casa. A última vitória do Timbu fora dos Aflitos ocorreu no dia 7 de julho contra o Atlético-GO. O volante Souza acredita que chegou a hora de acabar com a série de resultados ruins longe dos domínios e confia em vitória contra o Cruzeiro.

“Atuar longe de casa sempre é mais complicado, mas estamos evoluindo, pegando experiência de jogar fora. Contra o Internacional e até contra o Flamengo, nos portamos muito bem. Todo jogo, independente do adversário, é difícil fora. Pelo campo ser diferente e também por questões táticas. Faremos o possível para mudar essa sina”, disse.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X NÁUTICO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 02 de setembro de 2012 (domingo)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Léo, Mateus (Rafael Donato) e Everton; Leandro Guerreiro, Lucas Silva (Sandro Silva), Tinga e Montillo (Souza); Wallyson e Borges
Técnico: Celso Roth

NÁUTICO: Gideão; Patric, Marllon, Ronaldo Alves e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez, Souza e Rico (Breitner); Araújo e Kim
Técnico: Alexandre Gallo