O brasileiro Felipe Massa ficou fora da briga pela pole position pela oitava vez na temporada 2012. Com o tempo de 1min49s147, ele conseguiu apenas a 14ª colocação e não se classificou à última parte do treino que define o grid de largada do GP da Bélgica.

Este ano, Massa disputou o Q3 apenas quatro vezes: Mônaco, Canadá, Silverstone e Hungria. Com 25 pontos, o brasileiro está em 24º lugar no Mundial de Pilotos.

O bicampeão Sebastian Vettel deixou para fazer a volta rápida nos últimos segundos e também parou no Q2, com o 11º melhor tempo. O alemão Michael Schumacher, maior vencedor da história de Spa-Francorchamps, ficou em 13º. O brasileiro Bruno Senna foi o 17º.

O fim da primeira parte da classificação teve alguma movimentação. Schumacher estava entre os sete eliminados, mas marcou 1min49s742 nos minutos finais e se garantiu no Q2. O drama passou para Massa, que caiu para a 18ª colocação com as melhoras de Rosberg e Jean-Eric Vergne, mas conseguiu o sétimo tempo.

Rosberg acabou ficando no Q1, ao lado de Heikki Kovalainen, Vitaly Petrov, Timo Glock, Pedro de la Rosa, Charles Pic e Nairan Karthikeyan. Como trocou o câmbio, que deu problema no terceiro treino livre, o alemão perde cinco posições no grid e larga em 23º lugar.