Eleitores de quatro cidades do MS devem passar por cadastramento biométrico

Para garantir segurança no momento da identificação do eleitor, mais quatro regiões do Mato Grosso do Sul, passam por cadastramento biométrico. A partir da próxima quinta-feira (19), a revisão eleitoral comça em Sidrolândia. Depois, é a vez de Jateí, Ribas do Rio Pardo e Camapuã. De acordo com o tribunal, a presença é obrigatória. Em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para garantir segurança no momento da identificação do eleitor, mais quatro regiões do Mato Grosso do Sul, passam por cadastramento biométrico. A partir da próxima quinta-feira (19), a revisão eleitoral comça em Sidrolândia. Depois, é a vez de Jateí, Ribas do Rio Pardo e Camapuã.

De acordo com o tribunal, a presença é obrigatória. Em casos de ausência, o título será cancelado, o que impede o cidadão de votar, renovar o passaporte e o CPF. Além de não poder matricular-se em colégios e faculdades ou fazer inscrições em concursos públicos, entre outras restrições.

Cerca de 14.500 eleitores de Fátima do Sul já votam em urnas eletrônicas com leitor biométrico desde 2008. Com a próxima revisão eleitoral, serão aproximadamente 73.000 eleitores identificados por meio das impressões digitais. Já a partir das eleições municipais deste ano.

Conforme informações do TRE o voto biométrico deve ser realizados este ano somente por estas cinco cidades. A previsão é de que o cadastro aconteça em Campo Grande em 2013.

Procedimento

Segundo o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), é necessário que o eleitor vá pessoalmente aos cartórios eleitorais ou no posto de atendimento, munido de documento de identidade e comprovante de domicílio. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Foram estipuladas as seguintes datas para a revisão biométrica:

Sidrolândia: 19/01 a 30/03

Jateí: 23/01 a 24/02

Ribas do Rio Pardo: 25/01 a 30/03

Camapuã: 27/01 a 30/03

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Conteúdos relacionados