O candidato Fernando Haddad (PT) é o novo prefeito de São Paulo. Com 100% das urnas apuradas, o petista teve 55,57% (3.387.720) dos votos válidos, ante 44,43% (2.708.768) adversário, o tucano José Serra (PSDB). Brancos somam 4,34% e nulos, 7,26%. A abstenção atinge 19,99% na capital paulista.

Em seu discurso após eleito, Haddad lembrou da responsabilidade que terá a partir do próximo ano e dos desafios de agora em diante. “Uma alegria imensa e uma enorme responsabilidade dividem espaço no meu peito. O sentimento mais forte, porém, é o de gratidão”, disse.

O petista ainda agradeceu aos eleitores, à família, aos partidos coligados no primeiro turno, aos que deram apoio no segundo turno e fez um agradecimento especial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Roussef.

“Quero agradecer do fundo do meu coração ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Viva o presidente Lula! Agradeço a confiança, orientação e apoio, sem os quais seria impossível eu lograr qualquer êxito. Quero agradecer também uma grande liderança nacional, a presidente Dilma Roussef, pela presença vigorosa na campanha desde o primeiro turno”, afirmou.

Ele ainda ressaltou as parcerias que pretende fazer no comando da cidade com os governos estaduais e federal. “São Paulo não é uma ilha política, tampouco uma cidade murada. Precisa firmar parcerias vigoras na esfera pública, com o governo estadual e o governo federal, e com a esfera privada”, frisou.

Antes, durante a votação, afirmou estar confiante e ressaltou a importância da capital paulista no desenvolvimento do país, acrescentando que sua proposta de gestão inclui parcerias com o governo federal e estadual. Segundo ele, o governo federal terá mais presença em São Paulo caso seja eleito neste domingo.

Já o tucano José Serra, que votou ao lado do governador Geraldo Alckmin num colégio da Zona Oeste de São Paulo, se disse otimista, ressaltou que a campanha feita pelo PSDB foi limpa e propositiva, mas reconheceu que foi uma “campanha difícil”.