Geral

Eleições mostram novo perfil de candidato, diz cientista político

O especialista em comportamento eleitoral e cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto, acredita que um novo perfil de candidatos caracteriza as eleições municipais que ocorrem hoje (7) em todo o país. Para ele, “carisma e poder de oratória” cederam a vez para “resultados e pulso firme”. “Tem mudança do eleitorado em relação […]

Arquivo Publicado em 07/10/2012, às 20h03

None

O especialista em comportamento eleitoral e cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto, acredita que um novo perfil de candidatos caracteriza as eleições municipais que ocorrem hoje (7) em todo o país. Para ele, “carisma e poder de oratória” cederam a vez para “resultados e pulso firme”.



“Tem mudança do eleitorado em relação as suas preferências. Hoje, boa parte dos candidatos é mais preocupado com resultados do que com popularidade. Os candidatos tradicionais, carismáticos, perderam espaço para candidato com perfil gerencial e foco em resultado. Esse é o perfil da nova geração de políticos que está tomando conta dessa eleição”, disse.



Barreto disse que essa mudança no perfil dos concorrentes a uma vaga política é reflexo também das mudanças preferenciais dos eleitores. “O eleitor quer renovar, quer mudanças. Os eleitores demonstram algum cansaço dessa polarização”, disse Barreto. Para o cientista político, a população também prioriza o candidato com postura gerencial forte, em vez da figura que demonstra grande poder de oratória nos discursos políticos.


Jornal Midiamax