O programa de prevenção itinerante da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), o “Ônibus da Saúde”, chega ao município de , distante 440 km de Campo Grande, neste sábado (27). A unidade móvel estará estacionada a partir das 7 horas em frente ao Posto de Saúde do Bairro Ipê.

O programa, que é uma parceria entre a Caixa dos Servidores e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, já percorreu 21 municípios e atendeu mais de mais de três mil pacientes.

Os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e o Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, é o que conta a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, que é quem seleciona as pacientes da Cassems.

Considerado a maior estrutura de tratamento em prevenção ao câncer do país, o Ônibus da Saúde é composto por uma superestrutura com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma equipe bastante experiente.

O câncer do colo de útero é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil. É uma doença silenciosa, assintomática nas fases iniciais, daí a importância em realizar a prevenção. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, aproximadamente, 18 mil novos casos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano com mais de 230 mil mortes.

Para o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, um dos benefícios do programa é levar para perto da população do interior, procedimentos que eles não têm acesso em suas cidades. “O que mais importa para Cassems é estarmos próximos das pessoas oferecendo o que elas precisam: uma saúde de qualidade. Sabemos o quanto é dramático para o paciente e para a família lidar com um câncer e, com esse programa, também visamos ter liberdade e condições para conversar sobre esta doença”.

Ayache ainda explicou que a prevenção é o melhor caminho para a manutenção da saúde. “Se for para descobrir uma doença, que seja no início, para nos dar mais chances de curá-la. Este é um projeto que traz, acima de tudo, celebração da vida, e, sendo assim, ele leva atendimento de qualidade para toda a população de Mato Grosso do Sul”.

Serviço: O “Ônibus da Saúde” estará estacionado, a partir das 7 horas, em frente ao Posto de Saúde do Bairro Ipê.