Autoridades do Egito vão anunciar nesta terça-feira o resultado oficial do referendo sobre a Constituição, disse o chefe do comitê eleitoral aos meios de comunicação oficiais nesta segunda-feira. O anúncio abre caminho para a formação de um novo Parlamento em cerca de dois meses. Uma nova Constituição é um passo vital na transição do Egito para a democracia, quase dois anos depois da queda de Hosni Mubarak.

No entanto, a oposição afirma que o texto colocado para consulta, a maior parte dele de autoria dos aliados islâmicos do presidente Mohamed Mursi, não garante as liberdades individuais e os direitos das mulheres e minorias. Segundo os opositores, o documento vai acarretar mais problemas no país árabe mais populoso.

Contagens não oficiais feitas pela Irmandade Muçulmana, grupo que levou Mursi à presidência neste ano, indicam que 64 por cento dos eleitores aprovaram o texto. Uma contagem da oposição teve resultado parecido.

“O Comitê Supremo Eleitoral anunciará nesta terça-feira às sete horas da noite (15h, no horário de Brasília) os resultados do referendo”, afirmou o juíz Samir Abu el-Matti. Ele disse que o comitê passou os últimos dois dias investigando as acusações de fraude feitas pela oposição.