A Assembleia Legislativa, entre os dias 27 e 30, terá como destaque eventos com foco na saúde. Um encontro organizado pelo Cref/MS (Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul) marca a Semana do Profissional de Educação Física. O Dia Nacional de Combate ao , comemorado no dia 29, também reserva espaço na agenda do legislativo para debater os males do uso do cigarro.

Uma ação antitabagismo na quarta-feira (29/8) terá o objetivo de lembrar fumantes e não fumantes dos malefícios causados pelo cigarro. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

Uma equipe do de Saúde da Casa de Leis vai disponibilizar panfletos sobre o tema e orientar os servidores sobre a abertura de inscrições para a nova etapa do tratamento contra o tabaco, promovido na Assembleia desde 2011.

Na ocasião, servidores que completaram um ano de tratamento sem recaídas irão depor sobre como conseguiram abandonar o vício. De acordo com Fabricia Rezende de Rezende, diretora de Saúde da Assembleia Legislativa, desde que o programa foi implantado, os encontros para tratamento de servidores tabagistas têm projetado grandes resultados.

“Poucas pessoas pararam realmente de fumar, outras tiveram recaídas. Mas não nos focamos em números, e sim no fato do tabagismo ser uma droga extremamente forte de alto poder viciante com uma dificuldade muito grande de abandono. Os problemas gerados pelo tabaco são inúmeros e responsáveis por um grande custo, hoje, para a saúde pública. Por isso, uma pessoa que para de fumar é um importante ganho para nós”, ressaltou a diretora.

Para comemorar a Semana do Profissional de Educação Física, o Cref/MS, com apoio do deputado Junior Mochi (PMDB), líder do governo na Casa de Leis, promove entre os dias 30 e 31, o encontro “A Educação Física e sua contribuição à saúde, educação e à cidadania”.

A programação do evento será aberta na quinta-feira, a partir das 18h, com o credenciamento e homenagens. Em seguida, o professor Jorge Steinhilber, presidente do Confef (Conselho Federal de Educação Física), ministra palestra com o tema “Olimpísmo e os valores sócio-esportivos na Educação Física”.

Na sexta-feira (31), serão ministradas palestras durante todo dia, além de homenagens a personalidades. O destaque fica para a Mesa Redonda, que discutirá os desafios da educação física escolar.