Educação abre escolas dia 1º para planejar ano letivo
As 92 escolas municipais abrirão suas portas na próxima quarta-feira, dia 1° de fevereiro, para receber os 4.576 professores do quadro efetivo e os 300 concursados que foram convocados neste mês, cuja posse e a designação nas escolas onde atuarão serão concluídas até o final do mês. Neste período de atividade interna, os professores se […]
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As 92 escolas municipais abrirão suas portas na próxima quarta-feira, dia 1° de fevereiro, para receber os 4.576 professores do quadro efetivo e os 300 concursados que foram convocados neste mês, cuja posse e a designação nas escolas onde atuarão serão concluídas até o final do mês. Neste período de atividade interna, os professores se dedicarão ao planejamento das suas atividades pedagógicas e no dia 9 estarão preparados para receber os mais de 96 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Como a secretaria municipal de Educação resolveu ampliar de cinco para oito dias este treinamento, o início das aulas foi adiado do dia 6, segunda-feira para dia 9, uma quinta-feira. Segundo a secretária Maria Cecília Amendola da Motta, não haverá nenhum prejuízo para os alunos. O calendário do ano letivo reserva 18 dias para atividades de planejamento. Estão sendo antecipados três dias para a primeira semana de fevereiro e, ao longo de 2012, esses três dias de aula serão ministrados nas datas reservadas originalmente ao trabalho pedagógico.
A secretária informa que a decisão de reforçar a preparação dos professores no início do ano letivo foi motivada pela convocação de 300 aprovados (o correspondente a 6,5% do quadro efetivo), nos concursos de 2007 e 2009. O processo é burocrático, envolvendo apresentação de documentos, perícia médica até a lotação e designação da escola onde cada um vai atuar. “Não seria possível chamar este pessoal em dezembro, um período de férias, encerramento de atividades escolares e início das matrículas”, explica Maria Cecília.
“Queremos dar uma preparação melhor até para que eles possam conhecer a estrutura e a realidade da escola onde vão atuar a partir de agora. Muitos dos concursados provavelmente estão iniciando suas atividades no magistério”, comenta a titular da Semed.
Outra motivação para ampliar esta fase inicial de contato dos professores com a realidade da escola é que a partir deste ano letivo a prefeitura vai ampliar a oferta da educação infantil na rede municipal, oferecendo 157 turmas de pré-escola 1 (para crianças de quatro anos) e 180 de pré-2 (crianças com cinco anos), se antecipando ao determinado pela emenda constitucional 59, que dá prazo até 2016 para as prefeituras oferecerem a pré-escola. “Dos concursados, 157 professores vão para a pré-escola e 87 para as séries iniciais”, explica a secretária. A alternativa à nomeação dos concursados seria a solução provisória de nomear convocados.
A secretária explica que prevaleceu a decisão de chamar este grupo remanescente de aprovados em concursos (um deles expiraria em 15 de janeiro). “Temos feito um esforço para reduzir ao máximo os contratos temporários, até como forma de manter e ampliar os investimentos na formação dos professores”, pondera a secretária.
Os resultados
Nos últimos seis anos, com o apoio da prefeitura, o número de professores com pós-graduação passou de 844 para 2.991. Maria Cécilia atribui a este investimento na qualificação dos professores a melhoria dos indicadores educacionais da Reme, que segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) tem hoje o menor índice de evasão escolar do País. Em 2005, a taxa de evasão era de 7,62%,; em 2011 caiu para 2,85%. A reprovação saiu de 15,15% para 5,77% e a aprovação saltou de 76,47% para 91,4%.
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