Geral

Duzentos mil eleitores devem justificar voto no Distrito Federal

Embora não haja eleições hoje (7) no Distrito Federal (DF), porque não existem os cargos de prefeito e vereador, 805 urnas foram instaladas 99 postos destinados a receber justificativa de ausência na votação. A justificativa é necessária para os eleitores que estão fora da cidade onde deveriam votar. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do […]

Arquivo Publicado em 07/10/2012, às 13h46

None

Embora não haja eleições hoje (7) no Distrito Federal (DF), porque não existem os cargos de prefeito e vereador, 805 urnas foram instaladas 99 postos destinados a receber justificativa de ausência na votação. A justificativa é necessária para os eleitores que estão fora da cidade onde deveriam votar.


A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) é que 200 mil eleitores justifiquem a ausência no DF. Desse total, estima-se que 90% morem na cidade, mas não fizeram a transferência do domicílio eleitoral.


Balanço divulgado nesta manhã pelo pelo TRE-DF mostra que as justificativas transcorrem sem problemas e nenhuma urna foi substituída. Além das 805 urnas em abertas, há outras 85 de reserva, caso haja necessidade de substituição.


“Todas as urnas estão funcionando e esperamos que, com tranquilidade, os eleitores justifiquem a ausência. É importante que os eleitores não deixem para a última hora para que não haja congestionamento ao final do dia e se lembrem que o formulário de justificativa deve ser assinado perante o mesário”, disse o presidente do TRE-DF, Mário Machado. Os postos de justificativa permanecerão abertos até as 17h.


O presidente do TRE-DF destacou a importância de quem reside há mais tempo no DF transferir o título para votar nas próximas eleições. O eleitor precisa residir há pelo menos três meses no novo domicílio e contar com pelo menos um ano de alistamento eleitoral ou da última transferência.

Jornal Midiamax