Durante a greve Fetems lança o prêmio “Prefeito Educador”

15 prefeitos municipais foram homenageados por cumprirem integralmente a Lei do Piso Salarial Nacional, nº 11.738.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

15 prefeitos municipais foram homenageados por cumprirem integralmente a Lei do Piso Salarial Nacional, nº 11.738.

Durante a programação do dia de mobilização da greve nacional em nível estadual, que foi realizado em Campo Grande, nesta quinta-feira (15), pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), 15 gestores públicos municipais foram homenageados pela Federação com o prêmio “Prefeito Educador”, por cumprirem na íntegra a Lei do Piso Salarial Nacional, nº 11.738.

A Lei prevê o pagamento de um salário de R$ 1.451 para o professor de nível médio, em início de carreira e 1/3 da hora atividade para os professores se capacitarem, prepararem suas aulas, corrigirem provas e atenderem os pais de alunos.

Entre os municípios sul-mato-grossenses que respeitam a legislação, Paranaíba é o que tem o melhor salário para os profissionais da educação, com um piso de R$ 2.019. Para o prefeito, José Garcia de Freitas, cumprir a lei do Piso é uma obrigação do gestor público. “O valor do piso é o mínimo que um prefeito pode fazer pela educação, é respeitar o professor como educador e profissional responsável em cuidar da formação de nossas crianças”, afirma.

Em Três Lagoas, primeiro município de MS em que a Lei do Piso foi implantada, no ano de 2009, a prefeita Márcia Maria de Souza, salienta que a mudança no ensino público é visível. “O professor receber o piso e ter o 1/3 da hora-atividade refletiu no ensino, hoje temos mais professores capacitados, especialistas, menos licenças médicas e com tudo isso temos a certeza que se trata de um dos mais importantes investimentos feitos em Três Lagoas, pois caminhamos para termos uma educação pública cada vez melhor”.

Segundo o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, a intenção da Federação ao premiar os gestores públicos comprometidos com a educação é mostrar para a sociedade sul-mato-grossense e para os demais prefeitos que é possível sim cumprir a Lei e investir mais recursos no ensino público. “Estes gestores mostraram que as promessas de palanque de investimento na educação pública são possíveis e não devem apenas serem usadas como uma maneira de ganhar votos durante as campanhas eleitorais, por isso ao invés de criticar os prefeitos que não cumprem a Lei, resolvemos fazer ao contrário e valorizar quem acredita no ensino público de qualidade como base do desenvolvimento do seu município”, afirma.

Roberto disse ainda que o prêmio “Prefeito Educador” será anual e terá critérios diferentes a cada edição. “A partir de hoje a Fetems lança com esta premiação, o prêmio anual do “Prefeito Educador”, que será concedido com critérios diferentes, dependendo da pauta da nossa luta. A nossa intenção é reconhecer a ação dos gestores que valorizam os profissionais em educação e estão comprometidos com o ensino público de qualidade que todos queremos”, conclui.

Os gestores públicos premiados foram:

    Aquidauna – Fauzi Suleiman – PMDB
    Antônio João –Lucia Regina da Cruz Butkevicius – PMDB
    Água Clara – Edvaldo Alves de Queiroz – PDT
    Paranaiba –José Garcia de Freitas – PDT
    Navirai –Zelmo de Brida – PMDB
    Sidrolandia –Daltro Fiuza – PMDB
    Brasilândia – Antônio de Pádua Thiago – PMDB
    São Gabriel D’oeste – Sergio Luiz Marcon – PSDB
    Inocência – Antônio Angelo Garcia dos Santos – DEM
    Três Lagoas – Márcia Maria de Souza da Costa Moura de Paula – PMDB
    Miranda – Neder Afonso da Costa Vedovato – PSB
    Camapuã – Marcelo Pimentel Duailibi – DEM
    Coronel Sapucaia – Rudi Paetzold – PDB
    Sete Quedas – Sérgio Roberto Mendes – PDT
    Nioaque – Ilca Corral Mendes Domingos – PMDB

     

Conteúdos relacionados