Pular para o conteúdo
Geral

Duarte critica redução no roteiro do Trem do Pantanal e diz que entrará com ação no MPF

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) afirmou, nesta terça-feira (10), ao fazer uso da tribuna, que entrará com ação no Ministério Público Federal contra a América Latina Logística (ALL) solicitando que seja cassada a concessão da empresa em todo o Estado. A ALL é detentora do contrato para operar a linha férrea que corta Mato […]
Arquivo -

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) afirmou, nesta terça-feira (10), ao fazer uso da tribuna, que entrará com ação no Ministério Público Federal contra a América Latina Logística (ALL) solicitando que seja cassada a concessão da empresa em todo o Estado. A ALL é detentora do contrato para operar a linha férrea que corta Mato Grosso do Sul de leste a oeste.

A medida, segundo o parlamentar, já deveria ter sido tomada tendo em vista o sucateamento da ferrovia e a suspensão do funcionamento do Trem do Pantanal no trecho que vai de a . Duarte também classificou como omissa a atitude da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que não fiscaliza a atuação da empresa no MS e permite que a ALL apenas lucre com a utilização dos recursos locais sem oferecer estrutura adequada para o transporte de carga e passageiros.

Embora já tivesse previsto problemas futuros na época em que o Trem do Pantanal foi reativado, o deputado lamentou a interrupção do Trem do Pantanal, entre Campo Grande e Aquidauana, que se efetivará a partir do mês de maio, por falta de viabilidade financeira e logística. “A ferrovia faz parte da nossa vida! Estamos perdendo um patrimônio do século passado e que faz parte da nossa cultura, da nossa história e tradição”, diz indignado.

O deputado sustenta que a redução do percurso no roteiro do Trem do Pantanal é um primeiro passo para a extinção do passeio. Ele prevê que em pouco tempo não haverá mais passageiros que queriam percorrer o trecho Aquidauana/Miranda e alega que um dos fatores é a velocidade empreendida pela composição. Outro fator é o de que o turista quer ver as belezas do Pantanal e não apenas um pedaço da região. “Como pode o Trem do Pantanal ser chamado dessa forma se sequer chega a entrar no Pantanal, que está além de Miranda? O turista também não quer andar de trem a uma velocidade de 15 quilômetros por hora!”, critica.

Paulo Duarte reclama também da falta de uma ação mais contundente por parte do Governo do Estado e lembra que a ferrovia é de suma importância para a economia local, em especial no que diz respeito ao minério, que atualmente é quase que exclusivamente transportado pela hidrovia e se submete aos ciclos naturais de cheia e seca da região pantaneira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?