Dourados tem a melhor média de produtividade de leite de MS
Dourados possui 64.624 vacas destinadas à ordenha, número inferior à região de Iguatemi, que conta com 90.274, ainda assim sua produtividade é igual a 112 litros a menos que Dourados que chega a produzir 1.118 litros de leite por vaca por ano. Esse número equivale a uma média de 3.06 litros por vaca por dia, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dourados possui 64.624 vacas destinadas à ordenha, número inferior à região de Iguatemi, que conta com 90.274, ainda assim sua produtividade é igual a 112 litros a menos que Dourados que chega a produzir 1.118 litros de leite por vaca por ano. Esse número equivale a uma média de 3.06 litros por vaca por dia, número mais aproximado à média nacional que é de 3.67 litros.
Quando se fala em produtividade, a microrregião de Dourados se destaca seguido da região de Nova Andradina e Iguatemi. Já quanto a números de vacas destinadas à ordenha, a escala coloca Dourados em quarto lugar, perdendo em números para Paranaíba (65.590 cabeças), Campo Grande (89.209), seguido de Iguatemi – microrregião com o maior número de vacas para ordenha.
Wilson Igi do departamento de leite do Sindicato Rural de Campo Grande, atribui os altos números de Dourados à qualidade do solo. “Naquela região a dedicação com a pastagem e a qualidade da terra é superior, combinando isso à genética de classe, o reflexo é visto na produtividade do leite, ocasionando destaque na produção”, explica Igi.
“Verificamos os números divulgados pelo IBGE e distribuímos a abordagem do Programa Mais Leite e os cursos de acordo com a necessidade de cada região, intencionando a qualidade no trabalho e no produto, incluindo a elaboração de artigos lácteos. Só nessa última semana de março serão 55 cursos espalhados por MS, incluindo a região de Dourados. No mês de maio ainda teremos o maior evento da cadeia leiteira da região Centro-Oeste”, afirma Clodoaldo Martins, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS.
Mais Leite
O Programa é uma iniciativa do Senar/MS em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul e Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – Funar. Conta com a parceria dos sindicatos rurais, Banco do Brasil e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Após passar por três municípios, o programa Mais Leite ainda passará por Anastácio – no dia 12 de abril, finalizando suas atividades de 2012, no Encontro Sul-Mato-Grossense da Qualidade do Leite, que acontece em Campo Grande, nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.