A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é uma das realizadoras da I Feira do Livro e da Leitura de Mato Grosso do Sul, que ocorrerá de 14 a 17 de junho com entrada franca no Parque dos Ipês e na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

A programação do evento ainda não está fechada, mas prevê diversas atividades culturais, minicursos e palestras com autores renomados, contação de história, debates com escritores regionais, shows, performances, oficinas, rodas de tereré, cafés literários, apresentação de filmes e de trabalhos acadêmicos, lançamentos de livros e exposições de artistas.

A Feira faz parte do projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras de Livros e é realizada em Dourados pela UFGD, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Dourados.

A UFGD realiza ainda, no mesmo período, o VII Encontro de PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Comitê Dourados), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE). O objetivo central é contribuir com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e experiências acerca do livro, da biblioteca e da leitura.

O evento também é gratuito. Durante a programação estão previstas atividades compreendidas por mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho. Nessa edição, o encontro pretende discutir a elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura na cidade de Dourados-MS, além de diversos outros temas, tais como: os espaços de leitura; a formação do leitor; práticas de leitura e de produção de texto, a leitura literária, o papel do agente de leitura como leitor produtor e contador de história, a literatura infantil e juvenil, etc.

As inscrições para ouvinte podem ser feitas até terça-feira, 12 de junho. Para isso, é necessário enviar o nome completo e o CPF para o e-mail: [email protected].

O PROLER ocorrerá juntamente com a I Feira do Livro e da Leitura de MS e por isso tem como parceiros o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Dourados, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), SESC e Instituto Weimar Torres.