Dourados lidera ranking do Estado em número de inquéritos concluídos
A cidade de Dourados lidera o ranking do Estado de Mato Grosso do Sul em número de inquéritos policiais concluídos. Ao todo, a Polícia Civil finalizou 4.604 investigações este ano. A Delegacia da Mulher também concluiu o maior número de inquéritos do Estado; 1.042 no total. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A cidade de Dourados lidera o ranking do Estado de Mato Grosso do Sul em número de inquéritos policiais concluídos. Ao todo, a Polícia Civil finalizou 4.604 investigações este ano. A Delegacia da Mulher também concluiu o maior número de inquéritos do Estado; 1.042 no total. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Carlos Videira, o resultado é fruto de uma força tarefa para desobstruir os cartórios das delegacias e prevenir a prescrição dos crimes. “Com isto promovemos a repressão aos crimes, punindo os autores e levando à prevenção de outros delitos”, destaca.
Videira explica que o mutirão foi desencadeado pela delegada Roseli Galego, os promotores de Justiça, Gerson de Araújo e Izonildo Gonçalves Assunção Júnior, a Delegacia Regional e as equipes destes setores. “O empenho de todos os servidores envolvidos no trabalho foi primordial para que alcançássemos estes números”, enfatiza Carlinhos.
Segundo ele, a meta dos trabalhos foi a de garantir que, além da desobstrução dos cartórios, o Ministério Público possa realizar as denúncias contundentes e os juízos possam condenar os autores de crimes e tirá-los de circulação, como mecanismos de prevenção. De acordo com Carlinhos, a maior parte dos inquéritos tratam de furtos. Em relação à Delegacia da Mulher, a maioria dos processos tratam de lesão corporal.
Ministério Público
De acordo com o promotor Izonildo Assunção Júnior, mais de 500 procedimentos do total concluído estavam em risco de prescrição, tendo em vista processos em aberto desde 2005. Ele disse que o Ministério Público auxiliou nos encerramentos dos inquéritos, como forma de ajudar na Força Tarefa. Izonildo acredita que o trabalho é uma resposta eficaz contra a violência, e no caso da Delegacia da Mulher um enfrentamento contra a violência contra a mulher, levando o agressor à punição.
Redução de crimes
Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública, Wantuir Jacini, Dourados, segunda maior cidade do Estado, desponta pela sintonia entre Polícia Civil e Polícia Militar, o que rendeu ao município uma redução de 20,8% nos delitos de homicídio doloso. Nos dez primeiros meses de 2011 foram registradas 53 ocorrências do delito, e, neste ano, o número caiu para 42. Os homicídios culposos no trânsito também apresentaram queda de 5,5%. Os roubos à residência reduziram 47,5%, passando de 40 boletins de ocorrência registrados em 2011 para 21 neste ano. Roubos em estabelecimento comercial e de veículo também caíram, apresentando índices inferiores a 2011, com queda de 34,1% e 2,5%, respectivamente.
O Delegado Carlos Videira comemora os resultados mas diz que todo o policiamento de Dourados, seja Civil ou Militar está empenhado em reduzir ainda mais os crimes a níveis aceitaveis, tendo em vista a região localizada em faixa de fronteira, com 200 mil habitantes e com 2 mil presos cumprindo pena no município.
Notícias mais lidas agora
- Vítima da ‘golpista do bocão’ em MS gasta mais de R$ 20 mil para retirar PMMA da boca
- Noite atípica: 4 policiais tiveram que atender mais de 30 flagrantes de violência doméstica na Deam
- Ex que matou mulher e atual namorado já foi preso por tentar matar homem esfaqueado durante pescaria
- Mesmo com regras, caminhões arrastando fios de energia expõem falhas na fiscalização
Últimas Notícias
Caminhonete furtada em São Paulo é recuperada em MS
Conforme a polícia, militares faziam patrulhamento pela região, zona rural do município
Funtrab disponibiliza 1.219 vagas de emprego em Campo Grande nesta terça
Oferece 1.219 vagas de emprego nesta terça
Dólar avança com exterior e espera por pacote de corte de gastos
O real sofre tanto com a onda de fortalecimento da moeda americana no exterior
Dupla que dopava e agredia crianças em creche é condenada a mais de 69 anos de prisão em MS
A dona do local, foi condenada em regime fechado, já a funcionaria responderá em regime semiaberto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.