A Prefeitura de Dourados vai realizar uma extensa programação de 4 a 19 de março para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 do próximo mês. O tema deste ano é “Da paz no lar até a paz no mundo. Uma vida sem violência, com e dignidade”.

A comemoração é organizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com 21 entidades e secretarias municipais. Os eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher começam na próxima segunda-feira, dia 4, com uma palestra do Movimento Popular de Mulheres, às 19h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Até o dia 19 estão programados eventos como ação de equipes Saúde da Família nos bairros, mutirão de exames, atividades educativas, palestras nos Cras (Centros de Referência de ), entidades e comunidades religiosas, ações sociais e apresentações culturais. Segundo Dinaci Ranzi, que também responde pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, as palestras serão direcionadas às mulheres, abordando temas específicos, como direitos da mulher e combate à violência.

Programação

No dia 5 acontecem atividades na Unidade de Saúde Bem Te Vi, no Jardim Colibri. Às 9h tem ação da equipe Saúde da Família em parceria com o Centro de Atenção à Mulher em Situação de Violência, o “Viva Mulher”, para orientações sobre saúde da mulher e combate à violência.

Às 13h, na mesma unidade, haverá atividades educativas com nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Às 14h acontece uma ação social em parceria com o Senac, com cortes de cabelo, penteados e maquiagem.

Na Igreja Santa Terezinha, no Jardim Maracanã, às 7h30 do dia 5 tem palestra do Movimento Popular de Mulheres. A mesma programação se repete às 19h na Igreja São José, na Avenida Marcelino Pires. Às 19h30, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), acontece um coffee break e palestra sobre direito e deveres da mulher trabalhadora e sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha.

No dia 6, às 20h, a equipe do Viva Mulher faz palestra para o Rotary Douradão, na Casa as Amizade. Dia 7, às 8h, acontece o ato “Laço Lilás”, no Monumento ao Colono. Às 14h, equipes do Viva Mulher entregam o laço lilás no Hospital do Câncer. Às 19h será feita a recepção aos calouros da UFGD com sessão de cinema “Mês da Mulher”, no Cine Clube UFGD, na Cidade Universitária.

Dia da Mulher

No dia 8, Dia Internacional da Mulher, a comemoração começa às 7h30 na prefeitura, com café da manhã e palestra para servidoras municipais. Das 14h às 17h tem o “estande da beleza” para as servidoras, também na prefeitura. Às 8h, o Movimento Popular de Mulheres e a Secretaria Municipal de Assistência Social fazem palestra no Cras do Jóquei Clube com sorteio de brindes.

Às 14h nas aldeias indígenas será realizada palestra sobre Agricultura Familiar e haverá entrega especial de alimentos pela diretoria de Agricultura Familiar em parceria com as secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio e Assistência Social. Às 14h, o Movimento Popular de Mulheres fará homenagem às parturientes na maternidade do HU (Hospital Universitário).

Às 18h acontece ação social para mulheres que não podem ter acesso aos atendimentos no horário de expediente. Haverá coleta para exame preventivo, palestras educativas sobre saúde e sorteios de brindes. Às 19h tem palestra com coquetel para as mulheres no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

A programação continua até o dia 19, com vários eventos, entre os quais uma ação social na Praça Antonio João no dia 10 e jogo de futebol feminino no Estádio Douradão no dia 14, antes do jogo entre Cene e Atlético-MG pela Copa do Brasil.