Dourados cadastra 1.185 pessoas vivendo com HIV

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, vem intensificando o trabalho de promoção e prevenção das DSTs/HIV/Aids e Hepatites com diversas ações. Em Dourados, o programa tem cadastrado 1.185 pessoas vivendo com HIV/Aids e a média nacional é que para cada caso de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, vem intensificando o trabalho de promoção e prevenção das DSTs/HIV/Aids e Hepatites com diversas ações. Em Dourados, o programa tem cadastrado 1.185 pessoas vivendo com HIV/Aids e a média nacional é que para cada caso de HIV positivo existem outras seis pessoas com o vírus. Entre os pacientes, 450 estão tomando remédio e os demais estão em acompanhamento.
 
A coordenadora municipal do Programa DST/Aids e Hepatites Virais Berenice de Oliveira Machado de Souza ressaltou que o diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento no momento certo. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
 
O programa municipal estimula ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV com palestras educacionais e orientações. Isto é uma prioridade na política nacional de enfrentamento da epidemia do HIV/ Aids. O diagnóstico precoce da doença está relacionado à melhor qualidade de vida das pessoas que têm o vírus. O acesso ao exame anti-HIV é um direito de todos os cidadãos.
 
Dados estatísticos do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da Aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.
       
Mais informações podem ser obtidas na sede do programa, localizado na Rua dos Missionários 420, no Jardim Caramuru, ou pelo telefone 3423-9150.

Conteúdos relacionados