O judoca Vinicius de Souza Farias, de 14 anos, é uma das promessas do esporte douradense. Neste ano ele sagrou-se tri-campeão brasileiro e conquistou pela quinta vez consecutiva o estadual. Em entrevista ao Dourados Agora, ele disse que 2012 foi um dos melhores anos de sua carreira que está apenas no início.

“Estou muito feliz e fechei este ano com chave de ouro, pois consegui vencer uma competição importante e fui selecionado para representar a seleção no ano que vem durante um período de disputas na Europa”, disse o lutador que apesar da pouca idade, já possuí títulos internacionais, como um Panamericano e um Open Panamá de Judô.

Recentemente ele participou da seletiva que definiu os atletas que irão compor a base da seleção brasileira em 2013. A competição ocorreu no início de dezembro, no ginásio Tancredão, em Vitória (ES). Ele lutou na categoria entre 15 e 17 anos, até 50 quilos, sendo um dos classificados a participar de eventos internacionais com a delegação do Brasil ao longo do ano que vem.

Atleta revelado no “Projeto Judoquinha” aos oito anos de idade, Vinicíus teve passagens pelo Clube Sakurá e hoje treina sob os cuidados do professor João Rocha, no Judô Clube Rocha, em Campo Grande. Sua irmã, Gratychewa Farias, outro destaque da modalidade no Mato Grosso do Sul, o acompanha nos treinamentos na Capital. O pai, Oseas Farias, é faixa-marron de Jiu-Jitsu e ministra aulas em uma academia de Dourados.