Está disponível no portal do TJMS (http://www.tjms.jus.br/_estaticos_/concursos/magistrados2012/Gabarito_Preliminar.pdf) o gabarito preliminar da prova objetiva do XXX Concurso para Juiz Substituto do Estado de Mato Grosso do Sul. As provas foram aplicadas no domingo (29) na UCDB, em Campo Grande. Esta primeira etapa do certame está sob a responsabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Será eliminado do concurso o candidato que não alcançar o mínimo de 30% (trinta por cento) de acerto das questões em cada bloco e média final de 60% (sessenta por cento) de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos três blocos, classificando-se para a segunda etapa os 300 (trezentos) candidatos que obtiverem as maiores notas após o julgamento dos recursos. Todos os candidatos empatados na última posição de classificação serão admitidos às provas escritas, mesmo que ultrapassem os limites acima previstos.

Os recursos referentes à Prova Objetiva Seletiva deverão ser dirigidos à Comissão de Processos Seletivos da PUCPR, devidamente fundamentados e apresentados no formulário disponibilizado eletronicamente no site www.pucpr.br/processoseletivotjms2012 mediante acesso pelo número do CPF do candidato. O recorrente deverá observar os critérios estabelecidos para a interposição do recurso. O link estará disponível a partir da publicação oficial do gabarito preliminar no Diário da Justiça.

A fundamentação é pressuposto para o conhecimento do recurso, cabendo ao candidato, em caso de impugnar mais de uma questão da prova, expor seu pedido e respectivas razões de forma destacada, para cada questão recorrida. Não será aceito recurso que não estiver redigido na forma e no formulário específico no site da PUCPR ou que não estiver devidamente fundamentado. Não será aceito também recurso encaminhado após o prazo estipulado e/ou em forma diferente da estabelecida no Edital.

Se do exame de recursos da Prova Objetiva Seletiva resultar anulação de questão, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração de gabaritos oficiais preliminares, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com os gabaritos oficiais definitivos. Em hipótese alguma o quantitativo de questões da Prova Objetiva Seletiva sofrerá alterações.

Prova – Mais de 2.100 candidatos de todos os estados do país realizaram esta primeira etapa do concurso. O índice de abstenção ficou em 20,19%. Membros da Comissão Examinadora do Concurso estiveram no local de prova conferindo os procedimentos adotados para a realização do certame.

De acordo com a PUC-PR, responsável pela realização desta primeira etapa do Concurso, o certame transcorreu tranquilamente, sem nenhum incidente. Os candidatos tiveram que responder a 100 questões de múltipla escolha em um total de 5 horas de duração.

São oferecidas 24 vagas para o cargo de juiz substituto, cuja remuneração inicial é de R$ 18.610,06. A próxima etapa será composta de provas escritas e de sentença, também de caráter eliminatório e classificatório.