O embaixador da Síria em Moscou disse nesta quinta-feira que seu país não está recebendo helicópteros militares da Rússia, negando acusação feita esta semana pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

“A Rússia não está entregando quaisquer helicópteros à Síria”, disse o embaixador Riad Haddad à Reuters.

O governo russo enfrenta crescentes críticas ocidentais pelo fornecimento de armas à Síria, onde a ONU diz que forças do governo já mataram mais de 10 mil pessoas na repressão a protestos pró-democracia iniciados em março de 2011.

A Rússia diz estar cumprindo contratos pré-existentes para o fornecimento de sistemas de defesa aérea, para uso contra ataques externos, e que não envia materiais que possam ser usados no conflito interno. Haddad ecoou essas declarações, dizendo numa entrevista coletiva que “são armas defensivas”.

Hillary disse na terça-feira que os EUA estão “preocupados com as mais recentes informações que temos de que há helicópteros de ataque a caminho da Rússia para a Síria, o que irá escalar o conflito de forma bastante dramática”.

Uma fonte próxima à Rosoboronexport, monopólio russo de exportações bélicas, disse na quarta-feira que não houve contratos recentes entre Moscou e Damasco para a entrega de novos helicópteros de ataque, e que Hillary poderia estar se referindo a cinco helicópteros militares que haviam sido reparados na Rússia.