Está marcada para o dia 13 de março sessão solene conjunta do Congresso Nacional pelo Dia Internacional da Mulher. Na sessão, cinco mulheres receberão o Diploma Mulher-CidadãBertha Lutz, instituído pelo Senado para homenagear mulheres que lutam pela transformação social e igualdade de gênero. Entre as escolhidas para receber o prêmio está a presidente da República, Dilma Rousseff.

Além da presidente, serão agraciadas Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes; a ex-senadora e primeira senadora do Brasil, Eunice Mafalda Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin; e a associada do Departamento de Ciências Políticas da Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.

Esta será a 11ª premiação desde a criação do diploma, em 2001, com o nome de Bertha Lutz(1894–1976), que foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil, líder na luta pelo direito de voto das mulheres. A indicação dos nomes para receber o prêmio pode ser feita por qualquer entidade de âmbito nacional, governamental ou não. Os nomes são, depois, avaliados por um conselho, que escolhe cinco agraciadas. Para a premiação deste ano foram 30 indicações.

A sessão está marcada para as 10h, no Plenário do Senado.