Dilma sanciona Lei que obriga SUS a atender paciente com câncer em até 60 dias
A presidente da República, Dilma Roussef, sancionou a Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que obriga o SUS a atender no prazo de até 60 dias, os pacientes diagnosticados com câncer (neoplasia maligna). A publicação foi feita no diário oficial da União de hoje (23). Segundo a publicação o paciente com câncer […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente da República, Dilma Roussef, sancionou a Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que obriga o SUS a atender no prazo de até 60 dias, os pacientes diagnosticados com câncer (neoplasia maligna). A publicação foi feita no diário oficial da União de hoje (23).
Segundo a publicação o paciente com câncer tem direito a receber o primeiro tratamento no SUS no prazo de até 60 dias, contados a partir do dia em que for firmado o diagnostico em laudo da doença, ou em menor prazo, conforme necessidade terapêutica de cada caso, registrada em prontuário único.
Para efeito do cumprimento será considerado efetivamente iniciado o primeiro tratamento do cancer com a realização de terapia cirúrgica ou com o início de radioterapia ou de quimioterapia.
Os pacientes acometidos por manifestações dolorosas conseqüentes do câncer terão tratamento privilegiado e gratuito, quanto ao acesso às prescrições e dispensação de analgésicos derivados de ópio ou correlatos.
O descumprimento da Lei sujeita os gestores, direta e indiretamente responsáveis, às penalidades administrativas. Os Estados que apresentarem grandes espaços territoriais sem serviços especializados em oncologia deverão produzir planos regionais de instalação deles, para superar essa situação.
A Lei entra em vigor em 180 dias após a data da publicação. Assinam a presidente e o Ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.