Geral

Dilma parabeniza Chávez pela reeleição na Venezuela

A presidenta Dilma Rousseff telefonou no fim da tarde de hoje (8) para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para parabenizá-lo pela vitória nas urnas ontem (7). Chávez teve 54,4% dos votos e foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo. Dilma falou por cerca de 15 minutos com Chávez, quando elogiou o processo de votação, […]

Arquivo Publicado em 08/10/2012, às 21h19

None

A presidenta Dilma Rousseff telefonou no fim da tarde de hoje (8) para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para parabenizá-lo pela vitória nas urnas ontem (7). Chávez teve 54,4% dos votos e foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo.



Dilma falou por cerca de 15 minutos com Chávez, quando elogiou o processo de votação, o alto índice de comparecimento dos eleitores venezuelanos e o baixo percentual de votos nulos no pleito. A presidenta disse ainda que considerou a eleição na Venezuela um “processo democrático exemplar”, segundo informações da Presidência da República.



Na conversa, Dilma disse que o Brasil está pronto para colaborar com o país por uma América Latina mais justa e igualitária e defendeu o fortalecimento de mecanismos bilaterais e de integração regional, como o Mercosul, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).



Hugo Chávez recebeu 7,4 milhões dos votos e fica no cargo até 2019. Seu principal opositor, Henrique Capriles Radonski, ficou com 6,1 milhões dos votos, 44,9% do total. No país, o voto não é obrigatório, mas 80% dos 18,8 milhões de eleitores compareceram às urnas.


Jornal Midiamax