Dilma não vai falar de Rio+20 em Los Cabos, diz embaixador
O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Macedo aproveitou a entrevista coletiva sobre os rumos da negociação do documento final da Rio+20 para esclarecer que a reunião do G-20 – da qual a presidente Dilma Roussef vai participar em Los Cabos, no México – nada tem a ver com o que vai acontecer no Rio. “Os temas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Macedo aproveitou a entrevista coletiva sobre os rumos da negociação do documento final da Rio+20 para esclarecer que a reunião do G-20 – da qual a presidente Dilma Roussef vai participar em Los Cabos, no México – nada tem a ver com o que vai acontecer no Rio. “Os temas do Rio serão debatidos no Rio, e não no G-20. Creio que houve um mal entendido ontem”, disse o diplomata. Na sexta-feira, foi divulgado que a presidente aproveitaria a reunião no México para fechar acordos prévios sobre a Rio+20.
Na coletiva, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, desconversou sobre a posição do Brasil de líder das negociações do texto final e o mal estar causado entre os ambientalistas depois da aprovação do Código Florestal. “O Brasil é visto como uma liderança. Assuntos internos dos países não vem ao caso. Não estamos pensando nisso”, declarou.
Sobre a Rio+20
Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.
Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Preso em operação, ‘espião’ de Marcola no jogo do bicho tem liberdade negada: ‘perigoso’
‘Espião’ de Marcola foi transferido para Mossoró
Agesul publica termo aditivo e obras em pontes de Três Lagoas chegam a R$ 2,6 milhões
O termo aditivo consta no DOE desta quarta-feira (11)
Simone e Simaria: verdadeiro motivo que causou fim da dupla é revelado
Após dois anos, vem à tona o real motivo que causou a separação de Simone e Simaria; decisão teria partido da irmã mais velha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.