Geral

Dilma dá pontapé inicial e inaugura 1º estádio da Copa de 2014

Com uma queima de fogos que mais lembrava Ano Novo e pontapé inicial da presidente Dilma Rousseff, o primeiro estádio do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 foi inaugurado neste domingo: o Castelão. Apesar de a arena estar com as obras 100% concluídas, o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, admitiu que alguns […]

Arquivo Publicado em 17/12/2012, às 11h22

None

Com uma queima de fogos que mais lembrava Ano Novo e pontapé inicial da presidente Dilma Rousseff, o primeiro estádio do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 foi inaugurado neste domingo: o Castelão. Apesar de a arena estar com as obras 100% concluídas, o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, admitiu que alguns ajustes ainda devem ser feitos.


Dilma Rousseff foi a última da solenidade a discursar na capital cearense. A presidente da República ainda informou que estará presente nas inaugurações de todos os estádios que receberão a Copa das Confederações do ano que vem. O próximo compromisso será na sexta-feira, em Belo Horizonte, no Mineirão.


“O Castelão, em todos os aspectos, honra o Brasil. Isso mostra que somos capazes de ganhar o jogo no campo e fora do campo”, disse a presidente. Segundo Dilma, o governo federal já confirmou para janeiro a inauguração de mais quatro arenas que sediarão também a Copa das Confederações: Salvador, Pernambuco, Rio de Janeiro e Brasília.


Um discurso de Joseph Blatter, presidente da Fifa, foi reproduzido por meio de um vídeo. “O povo de Fortaleza é conhecido pela sua paixão pelo futebol”, disse o mandatário. Para ele, a Arena Castelão é um “exemplo perfeito” da parceria de povo, poder público e organizações responsáveis pela Copa do Mundo no Brasil.


Ministro do Esporte, Aldo Rebelo destacou também a iniciativa do Ceará de “mostrar a capacidade do povo brasileiro de acolher o maior evento esportivo do mundo e de fazê-lo dentro do prazo”.


O governador do Ceará, Cid Gomes, usou seu tempo para parabenizar os envolvidos na obra que permitiu que o estádio fosse inaugurado “antes da data da entrega” – o prazo inicial para a conclusão das reformas era de 31 de dezembro. Além disso, ele cedeu elogios ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que “ajudou o Ceará a ter os principais jogos da Copa”.


Cerca de 20 mil pessoas participaram da solenidade de abertura do novo estádio. Conforme a Secopa, a ampliação e reforma e modernização da Arena Castelão custou aos cofres públicos R$ 518,6 milhões. Ferruccio Feitosa destacou que neste valor está inclusa a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas de energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.


O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Claudio, destacou o empenho da presidente em construir equipamentos para a Copa, que “irão servir a todos os brasileiros”. Os governadores Eduardo Campos (PE), Rosalba Ciarlini (RN) e Agnelo Queiroz (DF) e outros ministros além de Rebelo também marcaram presença na festa.


Estrutura


Com mais de 150 mil m² de área total construída e capacidade para cerca de 64 mil espectadores, a Arena Castelão apresenta, agora, uma praça de acesso de 55 mil m² e estacionamento coberto para 1,9 mil veículos. O espaço abriga ainda o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais.


Preparativos


Fortaleza amanheceu em festa. Cid Gomes, por exemplo, passou a manhã panfletando no cruzamento das avenidas Dr. Theberg e Leste-Oeste. A inauguração do estádio foi o motivo do ato.


Ceará elogia escolha da Fifa:


A Secretaria Especial da Copa do Mundo está comemorando a entrega do primeiro estádio do Brasil pronto para o mundial de 2014: a Arena Castelão, no Ceará. Em junho, Fortaleza vai ser uma das sedes da Copa das Confederações da Fifa. A partida de estreia no local será o confronto entre Brasil e México, no dia 19 de junho, pela segunda rodada na fase de grupos.


“A Fifa usou o critério técnico e foi feliz. Mostramos que somos grandes parceiros e que o Brasil está preparado para receber megaeventos”, comemorou o titular da pasta, Ferruccio Feitosa.


Antes disso, o secretário informou que, após a inauguração, a Arena já sedia no dia 27 de janeiro de 2013 suas primeiras partidas oficiais: Ceará x Bahia e Fortaleza x Sport, válidas pela Copa do Nordeste.


Ferruccio lembrou ainda a partida entre Espanha e o representante africano no Castelão, pela primeira fase da Copa das Confederações, em 23 de junho. Após isso, a Arena Castelão sedia ainda uma semifinal da competição. “Vamos sediar jogos importantes na Copa das Confederações. Isso é fruto de muito trabalho e competência do governo”, ressaltou.


Governador bajula Ricardo Teixeira:


Durante o evento, o governador do Ceará Cid Gomes rasgou elogios ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Segundo ele, o cartola se empenhou para levar a Fortaleza “os melhores jogos da Copa do Mundo”.


“É muito fácil falar mal de alguém que não está aqui para se defender. Nosso estádio é o que vai ter os melhores jogos da Copa e serei eternamente grato a Ricardo Teixeira por isso”, afirmou.

Jornal Midiamax