Dia Mundial sem Carro terá passeio ciclístico em Campo Grande neste sábado

O 3º Passeio Ciclístico pelo Dia Mundial Sem Carro será realizado em Campo Grande neste sábado (22). A concentração está marcada para as 17h na Praça do Rádio Clube e saída às 17h30. O passeio é aberto a toda a população. O objetivo é reforçar a bike como um meio alternativo de locomoção, tendo em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O 3º Passeio Ciclístico pelo Dia Mundial Sem Carro será realizado em Campo Grande neste sábado (22). A concentração está marcada para as 17h na Praça do Rádio Clube e saída às 17h30. O passeio é aberto a toda a população. O objetivo é reforçar a bike como um meio alternativo de locomoção, tendo em vista que nos últimos três anos a frota de veículos da Capital cresceu a mais de 8% ao ano, enquanto a população cresce a 1,72%.

O percurso descerá a Afonso Pena até a Praça Nilton Cavalcante, retornando pela mesma Avenida. Depois, seguirá para os altos da Afonso Pena, onde fará o retorno na rotatória da entrada do Parque dos Poderes, para voltar para a Praça do Rádio.

De acordo com informações publicadas no Perfil Socioeconômico de Campo Grande, de 2010 para 2011, a cidade recebeu mais 14.564 veículos nas suas ruas, totalizando uma frota de 419.322, para uma população de 805.397 habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2012. Paralelamente, a cidade ganha a cada ano mais ciclovias.

“Quando fizemos o 1º Passeio Ciclístico pelo Dia Mundial Sem Carro, em 2010, a cidade tinha por volta de 30 km de ciclovias. Hoje temos mais de 60 km e outros 20 km em obras. Acredito que conforme as pessoas se sintam mais seguras, utilizarão a bike para se locomover de um ponto a outro”, declarou Jesus Brenno.

Os organizadores do evento convidam os campo-grandenses e moradores da Capital para deixar seu carro ou moto em casa e pedalar nas comemorações do Dia Mundial sem Carro, pedalando por uma cidade mais sustentável e com mais mobilidade.

Brasil é 3º maior produtor mundial de bicicletas

A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) divulgou em seu site que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas e o quinto maior mercado consumidor, ficando atrás apenas da China, EUA, Japão e Índia. Países como a Alemanha e a França ficaram com a sexta e sétima posição, respectivamente. Não podemos deixar, é claro, de levar em consideração a diferença populacional destes países, mas de qualquer maneira, é bom saber que estamos entre os cinco mais apaixonados por bicicletas.

Conteúdos relacionados