O dia de São Nicolau, que gerou o mito de Papai Noel é celebrado pelos cristãos neste dia 6 de dezembro, dia de sua morte. São Nicolau é padroeiro da Rússia e da Grécia e nasceu em uma família de nobres, em Patara, na Ásia Menor por volta do ano de 275.

Segundo a lenda, quando bebê, Nicolau rejeitava o leite de sua mãe nas quartas e sextas-feiras, ficando famoso por ser um bom cristão, pois praticava o jejum ainda inocente.

Ele costumava fazer doações de roupas e moedas de ouro aos pobres e necessitados e colocava brinquedos em sacos que jogava nas chaminés das casas que tinham crianças.

Sua fortuna teria partido de uma herança e, ao recebê-la, livremente partilhou com os necessitados.

A lenda conta ainda que sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição. Nicolau jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Não se sabe ao certo como entrou para a vida religiosa, mas ainda muito jovem foi alçado ao cargo de Bispo e venerado ainda em vida. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

Conforme a igreja católica, São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira.

A arquidiocese de Campo Grande informou que na Capital não há nenhuma igreja ou comunidade que leve o nome do santo, porém as paróquias que celebram missa nesta quinta-feira farão a homenagem a São Nicolau.