Dando continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito definiu como tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012: “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.

A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Para trabalhar esse tema, o -MS vai realizar uma série de eventos durante todo o mês de setembro. O primeiro evento acontece no dia 11 de setembro (terça-feira), no Grad Park . O Detran-MS realizará o III Encontro d Líderes em Prol da Vida no Trânsito, que reúne os representantes de todas as instituições religiosas do estado.

Na abertura da Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada de 18 a 25 de setembro, o Detran-MS realiza, às 7h30 no Plenário da Assembléia Legislativa, o Seminário de Abertura da Semana Nacional do Trânsito 2012, que contará com a presença do Governador do Estado, André Puccinelli.

Durante a toda manhã serão ministradas palestras com autoridades de trânsito, entre eles o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira, a coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), professora-doutora Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffman, o sociólogo e professor Paulo Cabral, o diretor da Agetran, Rudel Trindade, o comandante da Ciptran tenente-coronel Alírio Vilassant Romero e a Diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva.

No período vespertino será realizado a partir das 14 horas, no Grand Park Hotel, Encontro com Coordenadores pedagógicos e Diretores das Escolas Públicas de Campo Grande, para divulgação da coleção RUMO a CIDADANIA: educação de trânsito, do Denatran. Ainda no dia 18, às 18 horas acontecerá também a Teleconferência “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito- 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.

Dos dias 19 a 21 de setembro serão realizadas Blitz educativas nos pontos mais movimentados de Campo Grande, das 8 às 17 horas, com o espaço VIVA a VIDA.

Durante os dias 18 a 30 de setembro acontece o ciclo de palestras online pelo site www.planeta.com.br. Entre os assuntos estão: a “Violência no Trânsito: Causas e medidas de redução”, ministrada pelo Comandante da Ciptran tenente-coronel Alírio Vilassanti Romero. A Presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS), professora Regina Maria Duarte palestra sobre a “Municipalização do Trânsito: procedimentos e benefícios”. E finalizando o ciclo de palestras online, a Gestora de Educação e Segurança de Trânsito do Detran-MS, professora Glaucimara Lopes Hova ministra sobre “O processo de formação do condutor e o papel do CFC”.

Ainda durante o mês de setembro, o Detran-MS realiza Encontros pedagógicos, palestras e visitas com a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho, em 10 cidades do do estado. São elas: Três Lagoas, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, Dourados, Nova Andradina, Ivinhema, Bodoquena, Ponta Porã e Amambaí.

A programação completa está disponível no site www.detran.ms.gov.br.