Detentas do Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi, de Campo Grande, tiveram uma oportunidade para mudar de vida através de qualificação em dois cursos profissionalizantes, gratuitos, oferecidos pelo SENAC-MS – integrante do Sistema MS – em parceria com a Vara de Execução Penal. Cerca de 20 presas participaram do projeto e fizeram os cursos de Manicura e Corte de Cabelo.

A entrega de certificados será realizada dia 24 de julho, às 9h, no presídio. As alunas também vão receber um kit básico, para que possam iniciar suas atividades profissionais. Os cursos foram realizados durante quatro meses e tiveram 100% de aproveitamento das detentas participantes.

Para o diretor regional do SENAC, Vitor Mello, esses cursos irão propiciar uma nova oportunidade para essas mulheres, de reinserção na sociedade. “Com a qualificação profissional elas poderão ter um novo horizonte quando retornarem para a sociedade e o SENAC quer oferecer alternativas por meio desses cursos, além de melhorar a autoestima delas, porque as alunas também aprenderam a cuidar da sua apresentação pessoal e receberam orientação sobre tendências de moda”.

Segundo a diretora do Presídio, Mari Jane Boleti Carrilho, existem hoje no local cerca de 340 presas. Inicialmente os cursos atenderam 20 mulheres, mas a ideia é que o projeto atinja a todas as detentas. “Essa parceria com o SENAC tem como objetivo oferecer qualificação para essas mulheres e, assim, oportunizar uma nova perspectiva de vida a elas. No futuro, estarão capacitadas para exercer uma profissão que gera renda”.

As empresas Perfil, Prisma, Morhena Cosméticos, Extratus da Terra e Vita Derm farão a doação de itens que vão compor um kit que será entregue às formandas do curso de manicure para que as mesmas iniciem a nova fase profissional.

Outras informações sobre cursos do SENAC na página: www.ms.senac.br ou pelo telefone (67) 3312-6260.