Geral

Desfile em homenagem aos 234 anos de Ladário levou grande público ao centro

No palanque, autoridades; nas calçadas, milhares de ladarenses e corumbaenses que foram até a cidade aniversariante prestigiar o desfile cívico-militar que marcou os 234 anos de fundação de Ladário, no domingo (2). Nem mesmo o clima quente e extremamente seco que toma conta da região, espantou a população no final da tarde da avenida 14 […]

Arquivo Publicado em 03/09/2012, às 14h35

None
1599421416.jpg

No palanque, autoridades; nas calçadas, milhares de ladarenses e corumbaenses que foram até a cidade aniversariante prestigiar o desfile cívico-militar que marcou os 234 anos de fundação de Ladário, no domingo (2).


Nem mesmo o clima quente e extremamente seco que toma conta da região, espantou a população no final da tarde da avenida 14 de Março, a principal de Ladário, por onde passaram 34 entidades civis entre escolas, grupos de serviços e organizações sociais, além das instituições militares.


Com uma garrafa de água na mão, Franscisco Salvatierra, 28 anos, tratava de se hidratar enquanto assistia com o filho, Lucas, de 04 anos, ao desfile que começou porco depois das 17 horas. “Como ladarense que sou vim trazer ele (filho) aqui para prestigiar e ir despertando esse sentimento, o civismo. Que está seco, está mesmo, mas a gente dá um jeito de não perder isso que acontece uma vez no ano e reúne grande parte da cidade”, disse.


Ainda estava claro quando o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário, autorizou às forças militares o início do desfile. A Marinha foi a primeira a se apresentar com seus destacamentos e depois veio o Exército. Na sequência, essas instituições iniciaram a apresentação motorizada, trazendo parte de seus equipamentos utilizados em treinamentos e no cotidiano. Também desfilaram o 6º Batalhão de Polícia Militar e o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros.


A parte cívica começou com as crianças e os adolescentes do projeto “Força no Esporte”, desenvolvido em Ladário, numa parceira entre Prefeitura e Marinha do Brasil proporcionandoa inclusão social por meio da prática de esportes.


APAE também prestou sua homenagem ao povo ladarense, lembrando os 40 anos de existência da instituição que atende crianças com necessidades especiais de Corumbá e Ladário. A fanfarra veio com garra e parou em frente ao palanque de autoridades onde executou e cantou “Parabéns a Você”, emocionando os presentes.


O Hino de Ladário, de letra e música de Sebastião do Espírito Santo, também esteve presente no som das fanfarras das escolas municipais e estaduais que marcaram presença no desfile.


O projeto “Semear”, que democratiza o acesso às atividades culturais e esportivas para alunos da Rede Municipal de Ensino com aulas de dança, música, xadrez e natação, fez apresentações especiais de música e dança para as autoridades em frente ao palanque.


O desfile seguiu com a passagem de creches e escolas municipais e estaduais que levaram faixas, bandeiras, flâmulas e simulacros de bolos. lembrando os 234 anos que o município completou.

Jornal Midiamax