Desaparecido em guerra reencontra mãe 31 anos depois
Manuel de Jesús Ramos, um salvadorenho de 39 anos, se reencontrou neste sábado com sua mãe mais de três décadas depois de ter desaparecido após um massacre do Exército durante a guerra civil que assolou El Salvador entre 1980 e 1992. O reencontro de Susana Ramos com seu único filho (ambos acreditavam que o outro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Manuel de Jesús Ramos, um salvadorenho de 39 anos, se reencontrou neste sábado com sua mãe mais de três décadas depois de ter desaparecido após um massacre do Exército durante a guerra civil que assolou El Salvador entre 1980 e 1992.
O reencontro de Susana Ramos com seu único filho (ambos acreditavam que o outro estava morto) foi possível graças à Comissão Nacional de Busca de Crianças Desaparecidas (CNB), estabelecida em 2011 pelo presidente salvadorenho, Mauricio Funes. A mulher também conheceu seus quatro netos, duas meninas e dois meninos, em um emotivo encontro realizado na sede da CNB.
“Estou muito feliz; me sentia muito abandonado, até perdi a fé durante um tempo, mas agora nem posso crer que ela ainda está viva”, disse Manuel aos jornalistas. “Estou muito contente por ter conseguido encontrá-lo; eu me dizia: Um dia vou encontrar meu filho”, comentou Susana.
Este é o terceiro reencontro familiar proporcionado pela CNB, mas os outros dois quiseram manter anonimato, detalhou à Agência Efe o coordenador operacional desse organismo, Arcinio Suira.
Por sua parte, a organização não-governamental Associação Pró Busca de Meninas e Meninos Desaparecidos registrou em 17 anos de funcionamento 898 casos de menores desaparecidos, dos quais 373 foram resolvidos – e em 231 houve reencontros familiares.
A guerra civil em El Salvador deixou 75 mil mortos, oito mil desaparecidos e 12 mil deficientes, segundo dados oficiais.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.