Deputados estudantes encerram 2ª edição do Parlamento Jovem

Os deputados estudantes, que fazem parte do Parlamento Jovem Sul-mato-grossense, encerram a segunda edição do projeto na sexta-feira (16). A sessão ordinária será realizada a partir das 9h, no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente do Parlamento Jovem, o deputado estudante Artur Zanelatto dos Santos, do Colégio Adventis…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os deputados estudantes, que fazem parte do Parlamento Jovem Sul-mato-grossense, encerram a segunda edição do projeto na sexta-feira (16). A sessão ordinária será realizada a partir das 9h, no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente do Parlamento Jovem, o deputado estudante Artur Zanelatto dos Santos, do Colégio Adventista Jardim dos Estados. Além de fazer um balanço das atividades dos deputados estudantes ao longo do mandato, ele abrirá a palavra para que todos possam se manifestar.

Artur tem 15 anos e encerra o mandato com experiências únicas, que leva para a vida. A avaliação é da mãe dele, Rosana Zanelatto dos Santos. “O Artur sempre se interessou pela política; não a partidária, mas a que trata da saúde, da educação e das atribuições dos Poderes”, contou, orgulhosa do filho único. Segundo Rosana, o Parlamento Jovem trouxe para o Artur e seus colegas mais conhecimento sobre o Legislativo e despertou novos interesses. “Ele conheceu novas realidades, inclusive entre os amigos; foi ótimo”, disse. Agora, Artur vai se dedicar exclusivamente aos estudos para o vestibular. O presidente do Parlamento Jovem quer ser médico, mas sempre interessado em aprender mais sobre política.

Política para a vida

A diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Clarice Maciel Souza Chaves, reitera que o Parlamento Jovem tem contribuído com a formação da consciência política dos estudantes e despertado o interesse deles para a vida pública. “Este ano, uma das candidatas à vereadora em Campo Grande foi deputada estudante”, disse. Esta segunda edição do projeto conta com 18 deputados estudantes titulares e dois suplentes, eleitos em 2010. Clarice explica que o mandato será reduzido a partir da terceira edição, de dois para um ano, para que mais estudantes tenham oportunidade de participar.

O deputado estadual Arroyo (PR), que propôs a criação do Parlamento Jovem, se diz honrado com a consolidação do projeto. “A cada ano, me surpreendo com a disposição dos alunos almejando por uma vaga de deputado estudante”, disse. Para ele, esse interesse demonstra um processo de transformação social entre os estudantes.

Eleições 2012

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Parlamento Jovem. Podem concorrer às vagas meninos e meninas que estejam cursando o Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Ensino e particulares em Campo Grande.  As inscrições podem ser feitas até 23 de março. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3389.6261.

Histórico

O Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense foi instituído pela Resolução nº 026/2005, alterado pela Resolução nº 10/2006, e regulamentado pelo Ato nº 020/2007, da Mesa Diretora.  O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul (SED), por meio da Coordenadoria de Políticas para Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Conteúdos relacionados