Deputado sueco renuncia por escândalo de racismo
Um deputado sueco, considerado um forte candidato ao posto de líder do partido de extrema direita Democratas da Suécia, anunciou neste domingo que estava deixando o Parlamento e seu partido após um escândalo de racismo. Erik Almqvist, de 31 anos, era um dos três membros de seu partido flagrados em um vídeo proferindo insultos racistas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um deputado sueco, considerado um forte candidato ao posto de líder do partido de extrema direita Democratas da Suécia, anunciou neste domingo que estava deixando o Parlamento e seu partido após um escândalo de racismo.
Erik Almqvist, de 31 anos, era um dos três membros de seu partido flagrados em um vídeo proferindo insultos racistas contra dois homens, e depois pegando em barras de ferro após uma discussão diante de uma lanchonete. Ele chegou a chamar uma mulher que tentou interferir de “putinha”.
“Não, este não é o seu país, é o meu país”, disse também Almqvist.
Erik Almqvist, que era o representante de seu partido para questões econômicas, havia renunciado a esta função em meados de novembro, após a divulgação de trechos do vídeo no site do tabloide sueco Expressen.
O vídeo, de junho de 2010, foi filmado com um telefone celular por Kent Ekeroth, representante deste mesmo partido para questões de justiça.
Não foi explicado como o Expressen obteve o vídeo.
Neste domingo, Almqvist anunciou que deixava o partido, renunciando ao seu assento no Parlamento.
“Tomar esta decisão foi incrivelmente difícil. Eu reconheço que meu comportamento naquela noite, há dois anos e meio, prejudicou ao meu partido e a mim, como homem político”, declarou neste domingo.
“Após consultas com meu partido, decidi deixar o meu partido e o Parlamento”, afirmou.
Já Ekeroth anunciou, após a revelação do vídeo em novembro, que se afastaria temporariamente de seu posto de representante para questões de justiça do partido, mas que se manteria como deputado.
O presidente dos Democratas da Suécia, Jimmie Aakesson, anunciou uma limpeza interna para expulsar elementos racistas e “extremistas”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.