Deputado repudia recusa de matrícula escolar a devedores
Integrante da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (14) para se posicionar contra a decisão das escolas particulares em não matricular alunos cujos pais estejam inscritos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e no Serasa. “Consultar o SPC e Serasa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Integrante da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (14) para se posicionar contra a decisão das escolas particulares em não matricular alunos cujos pais estejam inscritos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e no Serasa.
“Consultar o SPC e Serasa antes de autorizar a matrícula é uma decisão que afronta o bom senso, coloca em dúvida o caráter do ser humano e, acima de tudo, viola a Constituição Federal”, disse.
De acordo com Marquinhos, há uma lei federal que permite aos estabelecimentos de ensino recusar alunos inadimplentes. “O que não pode é reter os documentos dos alunos que, por várias dificuldades, acabam não conseguindo honrar seus compromissos e ficam em dívida”, esclareceu.
Para o parlamentar, consultar o SPC e Serasa antes de autorizar o deferimento da matrícula é violar os direitos personalíssimos do homem, sobretudo, ao Código de Direitos do Consumidor. “O seu nome pode estar inscrito no SPC e Serasa não por ausência de pagamento, mas por uma dívida que está sendo discutida judicialmente. A mensuração do seu nome não pode gerar penalidade pedagógica”, explicou.
Marquinhos irá solicitar explicações ao MPE (Ministério Público Estadual). “Os consumidores querem ter a certeza que seu nome não passará por constrangimento antes de um deferimento de uma matrícula nas instituições de ensino”, concluiu.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Candidatos têm boa impressão do primeiro dia de provas do Enem 2024
Eles gostaram das questões formuladas e do tema da redação
Filipe Luís minimiza atrito com Gabigol e quer Flamengo ligado: ‘É como se estivesse 0 a 0’
Filipe Luís também não poupou elogios ao Atlético-MG e, assim, quer que sua equipe tenha atenção redobrada no segundo jogo da decisão
Chuva intensa e atrasados ‘de cara’ no portão: confira como foi o 1° dia do Enem em Campo Grande
Em Mato Grosso do Sul, mais de 51,1 mil candidatos se inscreveram para realizar a prova neste domingo (3)
Motorista de carreta é detido com 12,3 toneladas de maconha em MS
Prejuízo estimado ao crime é de mais de R$ 30 milhões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.