Deputado Biffi assina documento da Fetems declarando voto contra a PL 3776/08
O deputado Federal, Antônio Carlos Biffi (PT), professor, ex-presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), considerado o deputado da educação pública de Mato Grosso do Sul, assinou um documento se comprometendo com a diretoria da Federação, na manhã desta segunda-feira (18), que irá votar contra o Projeto de Lei […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado Federal, Antônio Carlos Biffi (PT), professor, ex-presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), considerado o deputado da educação pública de Mato Grosso do Sul, assinou um documento se comprometendo com a diretoria da Federação, na manhã desta segunda-feira (18), que irá votar contra o Projeto de Lei 3776/08 que fixa a atualização do piso do magistério ao INPC/IBGE.
Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, o deputado Biffi veio do movimento sindical da educação pública brasileira e a Federação sabe que pode contar com o apoio dele nas lutas pela qualidade do ensino público. “O Biffi é um dos deputados mais atuantes na defesa da educação pública em nível federal, é da Comissão de Educação da Câmara Federal, sabe e confirmou para nós que este Projeto de Lei é um retrocesso na busca de valorização dos educadores e de mais qualidade para educação pública brasileira”, afirma.
Sobre o Projeto de Lei 3776/08, Roberto ressalta que o PL 3776/08 como está escrito, concedendo o reajuste do Piso Salarial Nacional apenas pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), criado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o intuito de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores, é um absurdo. “Isto é um retrocesso da nossa luta pela valorização profissional do magistério, o INPC é embasado em índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio), não pode ser o índice de reajuste salarial de um professor da rede pública de ensino que está há mais de cem anos lutando por um Piso Salarial decente e que realmente valorize o seu trabalho”, disse.
Para o deputado federal, Antônio Carlos Biffi, a FETEMS cumpre o seu papel de representante dos trabalhadores em educação ao dialogar com cada deputado federal e solicitar o apoio deles nas bandeiras de luta do movimento que visam à melhoria da qualidade da educação pública brasileira. “Eu que vim do movimento sindical sei da necessidade que nós possuímos desta relação aberta com os nossos parlamentares, pois é lá, em Brasília, que as leis que regem a categoria são definidas. A FETEMS cumpre o seu papel mais uma vez ao procurar os deputados federais do nosso Estado e solicitar que eles votem contra o PL 3776/08, pois é uma entidade sindical forte e que realmente vai a luta pelos direitos dos trabalhadores em educação”, afirma.
Biffi afirmou ainda que os deputados federais estão fazendo um amplo debate para encontrar uma alternativa cabível para definir o índice de reajuste salarial do magistério brasileiro. “O PL3776/08 com certeza irá sofrer alterações e nós não teremos apenas o INPC como índice de reajuste salarial do magistério. Estamos debatendo o assunto na Câmara Federal e precisamos levar em conta a variação do custo aluno anual, estamos buscando alternativas que não regridam, em hipótese alguma, a luta por um Piso Salarial para a categoria”, ressalta.
A secretária adjunta da FETEMS, Maria Ildonei de Lima Pedra, que estava presente na reunião com o deputado Biffi, informou que durante está segunda-feira a diretoria da Federação ainda se reunirá com mais três deputados federais e irá pedir o apoio de cada um nesta luta. “Encampamos a campanha da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) contra o reajuste apenas pelo INPC, que não está sintonizado com o que o Governo Federal prega de valorização do magistério, muito menos com as discussões que estamos fazendo em torno da aprovação do Plano Nacional de Educação, que tem como foco principal à valorização do magistério para a construção de uma educação pública de qualidade. Hoje ainda temos reunião marcada e iremos pedir o apoio do deputado Vander Loubet (PT), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e do Edson Giroto (PMDB)”, conclui.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Nos pavilhões foram encontradas ferramentas caseiras e facas, que foram apreendidas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.