Geral

De 87 deputados federais candidatos, 15 foram eleitos e 18 estão no segundo turno

Os deputados federais que lançaram candidaturas a prefeito e vice-prefeito nas eleições deste ano, tiveram um desempenho melhor do que o verificado quatro anos atrás. Dos 84 parlamentares que chegaram à reta final, 15 foram eleitos em primeiro turno e 18 vão disputar o segundo, marcado para o dia 28 de outubro. Em 2008, dos […]

Arquivo Publicado em 14/10/2012, às 13h34

None

Os deputados federais que lançaram candidaturas a prefeito e vice-prefeito nas eleições deste ano, tiveram um desempenho melhor do que o verificado quatro anos atrás. Dos 84 parlamentares que chegaram à reta final, 15 foram eleitos em primeiro turno e 18 vão disputar o segundo, marcado para o dia 28 de outubro. Em 2008, dos 93 deputados que disputaram as eleições municipais, 13 foram eleitos no primeiro turno e 14 disputaram o segundo.


Em Campo Grande/MS, dos sete candidatos a prefeito, três deputados federais se candidataram e um está no segundo turno. Vander Loubet (PT) ficou em quarto lugar com 4,87%, enquanto o parlamentar Reinaldo Azambuja (PSDB), alcançou o terceiro lugar com 25,90% da preferência do eleitorado. Na disputa pelo segundo turno da Capital figura o deputado federal Edson Giroto (PMDB).


Nas cidades de Salvador/BA e Duque de Caxias/RJ, dois deputados vão se enfrentar no segundo turno. Na capital baiana, foram escolhidos para o novo pleito os deputados Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) e Nelson Pellegrino (PT), este último atualmente licenciado da Câmara. No município fluminense, a disputa ficou entre Washington Reis (PMDB) e Alexandre Cardoso (PSB).


Manaus/AM foi outro caso à parte: em nenhuma cidade houve tantos deputados disputando a prefeitura. Três ao todo – Pauderney Avelino (DEM), Sabino Castelo Branco (PTB) e Henrique Oliveira (PR) –, mas o segundo turno ficou entre a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB).


No total, 87 deputados federais se lançaram à disputa neste ano, mas três renunciaram no decorrer das campanhas. Dos restantes (84), seis foram candidatos a vice-prefeito. Deles, o único que segue na disputa é o deputado Marllos Sampaio (PMDB), que passou para o segundo turno na chapa encabeçada pelo atual prefeito de Teresina (PI), Elmano Férrer (PTB).


Dois deputados conquistaram capitais de estado: Teresa Surita (PMDB) vai comandar Boa Vista (RR) pela quarta vez, e Rui Palmeira (PSDB) ganhou em Maceió (AL).


(Com informações da Agência Brasil)

Jornal Midiamax