Para atender as exigências da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura, a NR nº 31, adotada pelo em 2005, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) promove, no mês de março, sete turmas do curso que vai orientar 140 participantes quanto ao uso correto de agrotóxicos.

As cidades beneficiadas são: Dois Irmãos do Buriti, Angélica, Rio Brilhante, Maracaju, Aparecida do Taboado e Nova Alvorada do Sul. O objetivo do treinamento é ensinar os riscos das atividades ligadas à manipulação de agrotóxicos no meio rural, de acordo com os preceitos da NR 31.8.

Na programação do curso, estão previstos temas como medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho; conceito de agrotóxicos, adjuvantes e afins; identificação de riscos; bula e rótulos dos produtos; exposição aos agrotóxicos; etapas de manipulação e uso; principais vias de penetração; sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; identificação de riscos e interpretação da Norma Regulamentadora 31.8.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos Sindicatos de cada município. Apenas trabalhadores que aplicam o produto, com mais de 18 anos e menos de 60 anos, pode participar.

As participantes mulheres não podem estar grávidas e nem amamentando.

CursosAngélica

Data: 07 a 09/03 e 28 a 30/03

Local: Sindicato Rural Rua Ismênia da Silva Martins, s/n

 

Rio Brilhante

Data: 19 a 21/03

Local: Usina Passatempo

 

Maracaju

Data: 21 a 23/03

Local: Sindicato Rural Av. Waltrudes Ferreira Muzzi, s/n.

 

Aparecida do Taboado

Data: 22 a 24/03 Local: Sindicato Rural Av.Presidente Vargas, 4387

 

Nova Alvorada do Sul

Data: 28 a 30/03

Local: Sindicato Rural Rua Odete Tombini Colato, s/n ou na ETH